«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 6 de maio de 2005

UM PATRIMÓNIO PARA O FUTURO

Só agora tive conhecimento, mas penso que ainda vou a tempo de divulgar: 50 escolas estão em ponte radiofónica desde as 09h de hoje até às 09h de amanhã.
O objectivo: apoiar a Candidatura do Património Imaterial Galego-Português e a proclamação da cultura galego-portuguesa como Obra Mestra da Humanidade.
A emissão está a ser feita através várias emissoras radiofónicas: Rádio Galicia ( Santiago de Compostela); Rádio Ecca (Vigo); Rádio Municipal de Tuy (Tuy); Rádio Allariz (Allariz); Rádio Montalegre (Montalegre); Rádio Melgaço (Melgaço); Rádio Ecos da Raia (Monção) e Rádio Cultural (Vila Nova de Cerveira).
A emissão pode ser escutada através da Internet, sendo realizada com o apoio da Universidade de Vigo.
A partir das 19h30 a Rádio Nacional de Espanha, na Rádio 3, vai fazer um programa especial para a Península Ibérica. A Televisão da Galiza também vai ter apontamentos de reportagem sobre este evento.
E o serviço público de radiodifusão português? Contribuiu para esta iniciativa? Alguém por aí viu ou ouviu alguma coisa na RTP (rádio ou televisão)?
Se Madrid achou que este evento era importante, porque é que Lisboa achou o contrário? A Galiza tem mais afinidade com Portugal do que com Castela (leia-se Espanha) e nós, como sempre, nunca aproveitamos estas ocasiões para marcar posição.
E ainda queremos Olivença de volta...

Sem comentários: