«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 26 de maio de 2005

QUOTAS DE MÚSICA PORTUGUESA NA RÁDIO

As quotas de música portuguesa na Rádio têm gerado várias discussões - de um lado os artistas, do outro as emissoras - e este será sempre um assunto polémico.
A discussão sobre a música portuguesa na rádio vai voltar ao parlamento. O PS quer que as emissoras privadas sejam obrigadas a passar entre 20% a 40% de música portuguesa e a rádio pública 60%. Isentas do cumprimento da lei ficam as rádios classificadas de temáticas.
Em declarações ao DN, José Faustino - presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) – afirmou que esta é «uma visão proteccionista com a qual discordamos completamente (...). Este projecto de lei parte do pressuposto falso de que as rádios não passam música portuguesa (...) e a mesma visa proteger as editoras discográficas»
David Ferreira - director da EMI – acha que «as rádios vão ganhar, uma vez que a música de rádio actual diverge do que as pessoas gostam e consomem».
O ideal seria não existirem quotas. Mas entendo que se deve defender a música e a língua portuguesas, só que cabe às emissoras de serviço público estarem na primeira linha desta luta.
Para testar a teoria de David Ferreira mude-se a linha musical, por exemplo, da Antena 1 ou da Antena 3, passando estas emissoras exclusivamente música portuguesa. Se as audiências subirem dou-lhe razão.

Sem comentários: