«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 8 de maio de 2005

A RÁDIO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Comemoram-se os 60 anos do final da Segunda Guerra Mundial. Assim foi na Europa, mas a guerra continuaria no Pacífico até 14 de Agosto de 1945.
A rádio desempenhou um papel importante no segundo conflito mundial, pois as ideologias também se digladiavam no éter.
Os alemães foram os primeiros a utilizarem as técnicas de jamming*, ainda durante a Primeira Guerra Mundial. Depois deste conflito o jamming continuou, mas devido à falta de regulamentação que disciplinasse o espectro electromagnético. Algumas destas interferências não eram intencionais, no entanto outras tinham como objectivo anular a concorrência radiofónica.
Só nos anos de 1930, é que o jamming voltou a ser usado pelos governos de uma forma intencional. A Áustria usou-o como arma para evitar que a psicagogia** usada por Goebbels, ministro da propaganda nazi, chegasse aos austríacos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a França, o Japão, a Inglaterra, a Alemanha, a URSS, a Itália, etc. utilizaram o jamming para interferir nas emissões inimigas, pois a rádio era o principal meio de informação ( e, também, de desinformação) das populações. E embora Portugal e Espanha fossem, teoricamente, neutrais, também tinham emissões favoráveis aos regimes nazi da Alemanha e fascista da Itália.
O final da guerra foi anunciado pela rádio em primeira mão. E porque as emissoras portuguesas estavam sujeitas à censura, os portugueses souberam deste acontecimento através da voz de Fernando Pessa, aos microfones da BBC.

* O jamming é uma interferência electromagnética na frequência de emissão das estações de radio, produzida para prejudicar, ou mesmo anular, as transmissões.
** O termo psicagogia foi usado nos anos de 1930, por Serge Tchakhotine, emigrante russo, antigo discípulo de Pavlov e professor de psicologia social em Paris, para descrever os tiranos que utilizavam a rádio para conduzir as massas através da persuasão.

Alguns locais na Web onde se fala da Rádio na Segunda Guerra Mundial:
História da Rádio em Portugal
La radio en la Segunda Guerra Mundial
Radio in World War Two (com sons históricos)

Sem comentários: