«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 25 de maio de 2005

RADIODIFUSÃO ANALÓGICA: SWITCH OFF ATÉ 2012

A Comissão Europeia quer toda a União Europeia com rádio e televisão digital até 2012. Até lá os 25 Estados membros deverão de terminar com toda a radiodifusão analógica (switch off). Prevê-se que em 2010 os sistemas digitais estejam em pleno funcionamento na maior parte da União Europeia. No entanto, Portugal ainda não notificou a Comissão Europeia das suas intenções.
A migração para os sistemas digitais sempre se fez por imposição e não por escolha dos consumidores. O CD impôs-se porque os discos de vinil desapareceram das lojas e, mesmo assim, demorou cerca de quinze anos. Quando finalmente o CD se impôs, como formato áudio dominante, viu-se ameaçado pelos suportes digitais de alta resolução, como o DVD-Audio e o SACD, e pelos formatos de áudio que circulam na Internet.
As cassetes digitais, DAT e DCC, também não tiveram sucesso e, só agora, é que as cassetes analógicas estão realmente ameaçadas devido ao aparecimento dos leitores/gravadores de áudio digital comprimido (MDs, iPods, leitores de mp3, etc.) e com a facilidade que existe em gravar CDs.
A rádio digital também não é, propriamente, uma novidade. Desde os anos oitenta do século passado que o FM Digital (IBOC) é testado nos Estados Unidos.
Por cá, só mesmo por força de lei é que a migração para a radiodifusão digital vai acontecer, pois as estações terão de adquirir novos emissores e os ouvintes novos receptores.

1 comentário:

Luis Carvalho disse...

Aplaudo a decisão da Comissão Europeia... Resta saber como é que os portugueses vão implementar a rádio digital...
Com a RDP a ter a exclusividade do DAB, não me parece que nos próximos tempos haja grandes mudanças neste campo. Apoio a rádio digital, desde que a ANACOM aprove potências de emissão suficuentes para uma verdadeira cobertura nacional da RDP, Renascença e Comercial, melhor ainda que a rede de emissores de FM.