«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 16 de maio de 2005

O QUE É O PODCASTING

O Podcasting é a distribuição livre de ficheiros áudio, através da Internet ou directamente de aparelho para aparelho. A procura deste tipo de ficheiros (podcasts) na Internet é facilitada pelo código RSS que serve para que os interessados recebam automaticamente os programas que lhes interessam sem terem de perder tempo a procura-los. Há, também, quem chame ao podcast áudio-blogue.
Podcasting não tem tradução para português, este neologismo deriva das palavras iPod e broadcasting. No entanto o conceito já não é só aplicado ao iPod, pois outros aparelhos, como computadores e alguns telemóveis, também permitem o Podcasting.
O iPod é um aparelho inventado pela Apple para escutar áudio digital - codificações AAC, Protected AAC, MP3, MP3 VBR, Audible (formatos 2, 3, e 4), Apple Lossless, WAV e AIFF – permitindo guardar até 15000 músicas (60 GB).
Broadcasting é a palavra anglo-saxónica para radiodifusão (1 emissor; “n” receptores) e deriva de um termo agrícola que era usado para descrever o acto de semear ou espalhar as sementes, à mão, em círculos largos. Esta imagem da distribuição de forma generalizada a partir de um ponto central, até à distância que o alcance permite, também está presente no significado tecnológico do termo como método de propagação de ondas electromagnéticas.
Hoje, a TSF passou um trabalho da autoria de João Paulo Meneses sobre este tema, às 07h40. Quem não teve oportunidade de o escutar pode faze-lo agora, pois o programa está online. O texto da peça também está online e tem ligações a outras páginas da Internet.

Sem comentários: