«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 10 de junho de 2005

RÁDIO VOXX: E DEPOIS DO ADEUS...

A Rádio Voxx - a rádio mais “gira-discos”, mas também a mais alternativa de todas - vai deixar o éter. A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) autorizou a Media Capital a efectuar as alterações necessárias para que a Cidade FM ocupe as frequências da Rádio Voxx, sendo que as da Cidade FM vão ser ocupadas pela Foxx FM – uma nova emissora da Media Capital que terá um formato de «música urbana negra».
Finalmente a novela da Voxx chega ao fim (pouco feliz para a estação, diga-se). Toda a História remonta a finais de 2003, quando Ricardo Casimiro vendeu a empresa Côco – Companhia de Comunicação, detentora dos alvarás das rádios Voxx e Luna, à Rádio Milénio, que é propriedade de Luís Nobre Guedes. A polémica nasce porque Nobre Guedes é advogado da Media Capital. O caso pode ser lido nos posts de 6 de Dezembro de 2003 e de 4 de Março de 2004 (antigo blogue A Rádio em Portugal).
Além deste acordo, a Milénio já retransmite na zona de Coimbra a Rádio Clube Português e a Best Rock FM.

18 comentários:

Anónimo disse...

E pelos vistos vai passar a haver uma Foxx nos hertz por onde era transmitida a Cidade FM. Ao que me parece é um clone da marginal. Fala-se em uma rádio de música negra. Aquele Sr. Tojal é tão empreendedor...

Ricardo Mariano disse...

O éter, já de si vazio de conteúdos, enche-se, cada vez mais, de palha para burros... enfim!!

Anónimo disse...

MILÉNIO É NOBRE GUEDES SÓ NO PAPEL
COM A CUMPLICIDADE DA AACS, A MEDIA CAPITAL TEM UMA CONSTELAÇÃO DE EMPRESAS EM CASCATA,TITULARES DE DEZENAS DE ALVARÁS.

EIS UMA LISTA NÃO EXAUSTIVA:
COCO
BOADAD
DRUMS
RÁDIO MANIA
RÁDIO REGIONAL DE LISBOA
MOLICEIRO SA
RÁDIO CIDADE SA
RÁDIO COMERCIAL
RÁDIO NOSTALGIA
RÁDIO INDEPENDENTE V.R
AUDIMAIA
RC RADIO CAMBRA
PARALELO
RADIO ARREMESSO...
GRANDES TESTAS DE FERRO:
A NORTE, ACÁCIO MARINHO,
CENTRO, CRUZ CUNHA,
SUPERVISÃO, NOBRE GUEDES.

TUDO MUITO BEM FEITO,PARA CONTORNAR A LEI,MAS QUE SERIA FACILMENTE DESCOBERTO SE A AACS NÃO SE LIMITASSE A ASSIANR DE CRUZ,TODOS OS REQUERIMENTOS QUE LHE SÃO APRESENTADOS

Anónimo disse...

FOX É COPIADO DE UMA RÁDIO AMERICANA,DOS EX SOCIOS DA MC, A CLEAR CHANNNEL
TB FOI DESSE GRUPO QUE FORAM ADAPTADOS A MAIORIA DOS SPOTS TV D A RÁDIO COMERCIAL
SINERGIAS...

Anónimo disse...

Penso que a saga só irá terminar quando a Média Capital adquirir todas as frequências locais do país. Aí sim, temos a plenitude do éter: MCR,RR,TSF e RDP.

Anónimo disse...

algures em Outubro de 2006, ainda há quem sinta a falta de uma rádio, de programas gravados, de vozes quase sempre ausentes (segundo locutores da concorrência do prédio)de humor não forçado, de uma linha de criação que nenuma outra foi capaz de oferecer até hoje. Copmreendo que seja deprimente estar constantemente a ser ultrapassado por uma rádio, hoje sim, fantasma. Podia dizer muito mais, mas está a começar a "quinta dos portugueses"e eu vou para a sesta dos espanhois."Eu não ouço"

Anónimo disse...

Bem vindo ao Portugal de plástico.

gandamaluku disse...

Passados tantos anos o que fica é isto....ainda hj dou-me pela busca dos pregões da mélinha....ainda hj sinto que não há rádio que me preencha como a VOXX...uma rádio normal para gente especial!
não querendo ficar só com a nostalgia por minha vontade, apoiaria qualquer causa que colocasse a voxx em streaming, seja o que for, rádio pirata...para quem ainda não preencheu (pqe não se consegue preencher) este vazio era altura de o taparmos

Anónimo disse...

Boas,
Apoio determinantemente a ideia do Gandamaluku para qualquer causa que colocasse a voxx em streaming, seja o que for, rádio pirata, etc..

Anónimo disse...

A minha rádio de eleição, quase me vieram as lágrimas quando acabou. "An yellow radio in a gray country". É o Portugal dos lobbys e da massificação.

Anónimo disse...

Saudades da VOXX, desde as piadas á excelente musica fora do mainstream!
Grão a Grão apanha a galinha uma congestão!

RZ! disse...

Ontem foi dia da rádio... E passados tanto tempo, a VOXX faz a eterna falta a quem, como eu, ouviu programas como o "casa, bateria e baixo" e mais uma série deles que marcaram uma "geração"...
Cada vez mais tenho saudades dessa eterna rádio...!!

André disse...

apoio iniciativas para trazer a VOXX de volta à praça. eu sei que 'parecendo difícil, não é nada fácil', mas todos merecemos mais. e a VOXX é mesmo uma rádio amarela num país demasiado cinzento

Anónimo disse...

Será que as mobílias da casa ainda terão vontade?! O regresso da Voxx seria o mais sério serviço público e defesa dos jovens, e já adultos, em Portugal!

Anónimo disse...

Ter a radio VOXX de volta cada vez se parece maid com utopia e um sonho distante. Se bem que seria a radio mais bem-vinda. Estando a escrever da Escócia tenho que recorrer a websites como o mixcloud.com para matar saudades das galinhas.
Pode ser que um dia quem produzia aquele som unico leia estes comentários e se lembre que no presente audiencias sao internacionais e nao se limitam a um par de frequencias de FM.

Como disse noutro lugar, sao acontecimentos como o encerramento da Voxx que me fazem sentir vergonha de ser Portugues.

Hu

LDantinhas disse...

Sou da geração que ouvia avidamente o "Grande Delta" do António Sérgio e o "Autor-Retrato Sobre Transístor Molhado" do J.C. Tinoco na saudosa XFM, para mim, a melhor rádio que existiu em Portugal. Quando apareceu a VOXX nos 90.0 no Porto, pensei "afinal há esperança": "Galinhas No Horizonte", "Casa Bateria & Baixo", "Gerente Comercial", "Radar".....foi muito simples para mim: estava colado à VOXX 24/24.
Estamos em 2021, tenho vontades de morte se ouço a Comercial ou a RFM sem ser o "Oceano Pacífico", a Rádio Nova Porto vai-se safando como pode, mas o éter tem tanta mas tanta falta de programas de autor!

Luís
Porto.

Anónimo disse...

a VOXX foi um caso à parte, neste momento temos a sbsr mas não é a mesma coisa.

A antiga Radio COmercial com o Antonio Sergio, Luis Filipe de Barros e outros...
essa sim, esse foi o momento magico da radio.

Neste momento apostaria na SBSR como a radio com qualidade (alguma).

David César disse...

Há mais ou menos 20 anos ouvíamos isto com regularidade:

Refogado em hortelã, o seu programa da manhã;
Um espaço de esfregona e avental;
Com o patrocínio do arroz "Unidos venceremos"!

Saudades da qualidade, inconformismo e alternância musical da vox. Valeu.