«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 7 de junho de 2005

RÁDIO DIGITAL - I

A rádio está a sofrer uma revolução que vai alterar a forma como é emitida, como é escutada e como é feita. A passagem do analógico para o digital é um passo inevitável, e a rádio terá de saber adaptar-se aos novos desafios que se lhe apresentam.
Na Europa, as discussões - sobre a data do switch-off da radiodifusão analógica e porque somos obrigados a utilizar o DAB - multiplicam-se e não chegam a nenhuma conclusão prática.
Por cá, apenas a RDP transmite em DAB (Digital Audio Broadcasting) e os ouvintes dos seus canais digitais não serão muitos, já que a emissão digital transmite os mesmo programas da Frequência Modulada.
Há sempre uma certa resistência à alteração do statu quo, e a radiodifusão digital vai sentindo entraves tanto de operadores como de ouvintes.
A situação que se vive é a de uma espiral viciosa: Os ouvintes não compram receptores digitais porque são caros e porque não têm oferta dos operadores; os fabricantes de receptores DAB não baixam os preços porque as vendas ainda não atingiram valores que permitisse manter a margem de lucro com receptores de menor preço; os operadores não apostam nos sistemas de radiodifusão digital porque, baseando-se nas estatísticas das vendas de receptores DAB, sabem que o número de ouvintes das emissões digitais ainda não justifica o investimento em novos equipamentos. E tudo volta ao início.
Na Europa a situação é um pouco idêntica à portuguesa, sendo que a excepção parece ser o Reino Unido onde já se venderam mais de um milhão de receptores DAB. O total de vendas na Europa (RU incluído) era, até fins de Abril, de um milhão e meio de receptores vendidos.
Em relação ao Digital Radio Mondiale (DRM) ainda não há dados sobre quantos receptores foram vendidos, mas já são mais de 70 as estações que transmitem neste sistema.Um dos grandes entraves à migração para o DAB é, sem dúvida, a alteração das frequências das estações. Estamos habituados a escutar, em FM, a estação “X” em 105.30 MHz ou a emissora “Y” nos 98.70 MHz, mas em DAB elas estarão algures entre os 175 MHz e os 240 MHz ou entre os 1452 MHz e os 1492 MHz. Mas, em principio, não é necessário memorizar estes números, pois a maioria dos receptores DAB vem equipado com Autotune, um sistema que sintoniza as estações disponíveis com eficácia e memoriza-as em segundos.

Sem comentários: