«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 8 de junho de 2005

RÁDIO DIGITAL – II (A QUALIDADE SONORA)

Uma expressão muito em voga é a «qualidade CD». Esta denominação é usada para definir uma boa qualidade áudio, mas nada é mais errado. O termo «qualidade CD» apenas deveria ser empregue em gravações PCM a 16 bits / 44.1 kHz.
Muitas emissoras de webcasting * afirmam que as suas transmissões têm «qualidade CD», mas isto não é verdade, pois nenhuma estação emite online (nem através de ondas hertzianas) em PCM 16 bits / 44.1 KHz, já que isto requereria um débito de 1.4 Mbit/s.
O streaming ** usado por algumas estações é efectuado em mp3 e este formato de áudio digital é comprimido até doze vezes. Não é possível que um sinal áudio com esta compressão tenha a mesma qualidade de som de um CD gravado a 16 bits / 44 100 Hz. Também o Real Audio tem a mesma taxa de compressão do mp3. O Windows Media Audio (wma) tem uma compressão maior. Tanto o Real Audio como o wma têm qualidade sonora inferior ao mp3.
Nem mesmo as emissoras que utilizam sistemas de transmissão hertziana digital deveriam utilizar o termo «qualidade CD», pelo simples facto de que um disco compacto comporta gravações entre os 20 Hz e os 20 000 Hz e nenhum sistema de transmissão hertziano digital tem esta prestação.
O Digital Audio Broadcasting (DAB) - mesmo que transmita a 192 kbit/s - terá sempre uma qualidade sonora inferior à de um CD, mas, em princípio, terá sempre melhor qualidade que a Frequência Modulada, no entanto, a maioria das estações emite apenas a 128 kbit/s.
O Digital Radio Mondiale (DRM) tem uma faixa de reprodução entre os 30 Hz e os 15 000 Hz (o mesmo que a Frequência Modulada), portanto também inferior à de um CD.
Para finalizar, aqui fica uma sugestão para “afinar os ouvidos”: o padrão para comparar a qualidade do áudio deve ser sempre a música de instrumentos acústicos, ao vivo, sem interferência de aparelhos electrónicos. Quanto mais a reprodução electrónica do som se aproximar do original, melhor qualidade têm as gravações e/ou os aparelhos que as reproduzem. Mas atenção: uma má gravação soará mal mesmo na melhor aparelhagem do mundo.
* O termo webcasting tem sido usado para designar as emissoras de rádio com emissões online. A emissão via Internet também pode ser chamado de netcasting ou bitcasting, já que ainda não há um termo definido para a rádio online.
** O streaming é a transmissão contínua de áudio pela Internet. A vantagem do streaming é a de manter uma emissão em tempo real e o ouvinte não tem de fazer o download de um ficheiro áudio para ouvir a emissão.

Sem comentários: