«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 14 de junho de 2005

RÁDIO DIGITAL - IV (HD RADIO E MULTICASTING)

O In Band On Channel (IBOC) é o sistema de radiodifusão sonora digital que os Estado Unidos adoptaram. Recentemente, a iBiquity – inventora do sistema – alterou o nome IBOC para HD Radio - High Definition Radio.
O HD Radio tem a particularidade de poder ter emissões digitais e analógicas na mesma banda de frequências, tanto em Amplitude Modulada (OM 530 KHz - 1600 kHz), como em Frequência Modulada (VHF 87.50 MHz - 108.00 MHz). Deste modo é possível às estações continuarem a emitir no modo analógico e, simultaneamente, de forma digital. Este processo fará com que a migração do analógico para o digital se faça de uma forma gradual, habituando o ouvinte às emissões digitais, e então será feito o switch off da radiodifusão analógica.
O HD Radio permite - tal como os todos os outros sistemas de rádio digital - que sejam enviados dados juntamente com o sinal áudio. Informações sobre a previsão do tempo, o trânsito, o nome do artista e da música que está a tocar, etc., podem ser lidas no visor dos receptores digitais. Para enviar tal quantidade de informação o HD Radio recorre à tecnologia de compressão de dados Percentual Audio Coder (PAC), que funciona de forma semelhante ao MPEG.
Outra das vantagens do HD Radio é a possibilidade de operar em multicasting - a radiodifusão de diversos canais numa única frequência.
Nos Estados Unidos, já existem mais de 2500 estações de rádio a operar em HD Radio e mais de 750 em multicasting. Em média, é convertida uma estação radiofónica por dia para HD Radio.
Ainda assim, no reino da radiodifusão digital americana, nem tudo é perfeito. Enquanto as transmissões na banda de FM são satisfatórias, em AM as coisas complicam-se - principalmente à noite.
Recentemente a Federal Communications Commission (FCC), a homóloga americana da nossa ANACOM, desaprovou as transmissões nocturnas na banda de AM em HD Radio, pois a enorme interferência provocada no espectro electromagnético torna praticamente inviável a recepção das emissões – digitais e analógicas - na faixa dos 530 KHz - 1600 kHz. Face a esta contrariedade, as emissoras americanas encaram muito seriamente a hipótese de adoptarem o Digital Rádio Mondiale (DRM) como substituto da HD Radio na banda de AM.
Uma das razões para que os americanos adoptassem a digitalização da FM e da AM prende-se com o facto de parte das frequências de transmissão do DAB, adoptadas pelo padrão mundial «Eureka 147» (VHF banda III - 175 MHz a 240 MHz; e VHF banda L - 1452 MHz a 1492 MHz), serem utilizadas pelo sistema de comunicações militares dos Estados Unidos. Outra razão é porque o HD Radio foi totalmente desenvolvido nos Estados Unidos.

1 comentário:

João Paulo Meneses disse...

Caro engenheiro Guimarães Silva,
O teu texto é muito completo e, ao mesmo tempo, sintético.
Mas ficaram algumas dúvidas:
- IBOC e HD Radio é uma e a mesma coisa?
- dá a ideia que o HD Radio é mais completo/atraente do que o nosso DAB; confirmas?
- Os Estados Unidos estão muito mais avançados na digitalização da rádio do que a Europa?
- o multicasting coloca problemas de propriedade de frequências: eu posso ter, com uma frequência, vários canais? A recepção faz-se com aparelhos próprios, que sintonizam cada canal?
- se adoptarem o DRM, poderão ter ao mesmo tempo o HD Radio? São compatíveis com um mesmo rádio/receptor digital?
Aguardo ansiosamente as tuas respostas.
Obrigado (e continuação de férias investigativas)