«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 14 de junho de 2005

AINDA O HD RADIO E O MULTICASTING

O João Paulo Meneses ( autor dos blogues "O Segundo Choque" e "Blogouve-se") colocou um comentário no post anterior com umas questões que vou tentar responder.
- IBOC e HD Radio é uma e a mesma coisa?
IBOC e HD Radio são uma e a mesma coisa. O nome IBOC foi recentemente alterado pela inventora do sistema – a iBiquity – para HD Radio. A alteração da denominação de In Band On Channel para High Definition Radio tem a ver com markting. Se a qualquer ouvinte se falar de rádio de alta definição – HD Radio - ele associa imediatamente o conceito ao medium. IBOC é um termo novo e desconhecido, o que levaria, para o ouvinte comum, algum tempo a associar este nome à rádio.
- Dá a ideia que o HD Radio é mais completo/atraente do que o nosso DAB; confirmas?
O HD Radio não é mais completo que o DAB. Aliás, a grande desvantagem da HD Radio é a largura de banda, um máximo de 96 Kb/s - contra o máximo de 256 kb/s que o DAB permite. E, já agora, teoricamente, o som da rádio digital só é superior ao da FM analógica a partir de 160 Kb/s.
- Os Estados Unidos estão muito mais avançados na digitalização da rádio do que a Europa?
Os Estados Unidos estão, efectivamente, mais avançados que a Europa no que diz respeito à rádio digital, principalmente na oferta de serviços. Na América, a digitalização da FM começou ainda nos anos oitenta. Na Europa só uma década mais tarde é que se começou a falar no DAB.E é a pobreza franciscana que se vê (ouve).
- O multicasting coloca problemas de propriedade de frequências: eu posso ter, com uma frequência, vários canais? A recepção faz-se com aparelhos próprios, que sintonizam cada canal?
O multicasting permite que uma estação divida a sua emissão em dois, ou mais, programas. Mas há um senão: quanto mais dividir a largura de banda, menor é a qualidade sonora. O mesmo acontece em relação à quantidade de dados que uma emissora disponibiliza - mais dados menor qualidade sonora ou vice-versa.
Uma estação radiofónica só pode emitir em multicasting com a aprovação da FCC. A recepção terá de ser feita com receptores próprios de HD Radio.
- Se adoptarem o DRM, poderão ter ao mesmo tempo o HD Radio? São compatíveis com um mesmo rádio/receptor digital?
Se, eventualmente, os americanos adoptarem o DRM para as emissões digitais na banda de AM, terá de haver um receptor que receba e transforme em analógico a codificação digital do DRM, que é diferente da codificação do HD Radio. Ou seja, tem de comprar novos receptores ou adaptar os existentes.

Sem comentários: