«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 16 de junho de 2005

AINDA O I ENCONTRO NACIONAL DE RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS

Existe um blogue que acompanha os trabalhos das «III Jornadas da Comunicação», que decorrem na Universidade do Algarve, e onde se insere o «I Encontro de Rádios Universitárias».
No blogue das jornadas foi colocado um post com algumas questões como «falta à nova geração a paixão pela rádio que permitiu o nascimento da Universidade FM e da RUC» e «qual deverá ser a filosofia e a natureza da Rádio Universitária?».
Nesse post deixei um comentário com a minha visão sobre essas duas questões, que acabam, indirectamente, por dizer respeito a todas as rádios portuguesas.
De salientar, ainda, a participação de um responsável da Rádio Universitária de Léon, Espanha, que «explicou que a sua rádio começou por ser difundida na Internet, há cerca de dez anos, sendo que só há cinco anos se iniciou em transmissão FM. É uma rádio dirigida para estudantes possuindo cerca de 60 programas de todo o género.É de realçar o facto de a Universidade a que a rádio pertence não possuir um curso de Comunicação, no entanto colaboram com esta rádio mais de 240 pessoas».
Um blogue para continuar a acompanhar enquanto durarem as «III Jornadas da Comunicação».

Sem comentários: