«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 27 de junho de 2005

O ESTADO DA MIGRAÇÃO PARA O DIGITAL SEGUNDO O WORLDDAB

O Obercom divulgou uma análise do Worlddab em relação à migração para a rádio digital (só DAB). Embora a análise queira parecer optimista, eu acho que revela alguns dos problemas da migração para o digital.
Na Austrália, um inquérito realizado a 33 mil pessoas revelou que metade conhece a radio digital e mais de metade mostra interesse em adquirir equipamento digital, quando este estiver a preços mais acessíveis. Para um país com a dimensão da Austrália e com mais de 20 milhões de habitantes, parecem-me muito pouco 33 mil entrevistas*. Tal como em Portugal, o preço do receptor é um entrave à divulgação do Digital Audio Broadcasting (DAB) .
Na Dinamarca as emissões em DAB começaram há apenas um ano, mas já existem 18 emissoras a transmitir digitalmente e 135 mil dinamarqueses têm um receptor DAB em casa. Ou seja, só terão sido vendidos cerca de 45000 receptores, tendo em conta uma família média composta por três pessoas. A Dinamarca tem mais de 5 milhões de habitantes, mas já tem 18 emissoras a transmitir em DAB. Nós só temos a RDP e somos quase o dobro dos habitantes.
Na Alemanha o DAB já é uma realidade, embora com altos e baixos, estando vários construtores de automóveis a trabalhar no sentido de equipar os seus veículos com auto-rádios que aproveitem as capacidades da rádio digital no sentido de fornecer informações úteis aos condutores. Existem poucos poucos auto-rádios que permitam a recepção em DAB, e é no carro que mais se ouve rádio.
Em França o Conselho Superior do Audiovisual lançou uma consulta pública sobre a migração para o digital das emissoras radiofónicas.
No Reino Unido as audiências do primeiro trimestre de 2005, revelaram que 3,2 milhões de britânicos ouviram emissoras que transmitem digitalmente. A Inglaterra é o país onde o DAB tem mais penetração, mas só 5% da população é que escuta emissões em DAB.
A Suíça espera ter todo o país coberto com emissões digitais até 2010. O sistema de multicasting do DAB permitirá que as estações emitam nas três linguas oficiais.
Na Irlanda a emissora pública RTE está interessada no DAB, mas ainda nada está regulamentado.
A transição para o digital vai acontecer mais cedo ou mais tarde, pode é não ser para o sistema DAB, mas estamos a assistir a um remake do filme “LP vs CD”, em que as pessoas começaram a comprar mais CDs que discos de vinil, porque estes simplesmente deixaram de estar à venda.
* (Alt. 30/6) Afinal 33 mil entrevistas numa sondagem são mais que suficientes.

2 comentários:

aria disse...

Oi Jorge,
Muito obrigada pelos comentos que vc deixou no meu blog. Acho que o seu e' muito legal tbm.
Best wishes to you too =)
Abracao,
Aria

Jorge Guimarães Silva disse...

Obrigado ao coolj. Fica aqui a correcção, são efectivamente 18 canais da Danish Broadcasting Corporation.