«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 12 de agosto de 2005

O Projecto ROLI

Existem mais de 300 rádios locais em Portugal, mas nem metade tem emissões online. Ciente deste facto, a Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) lançou o projecto ROLI – Rádios OnLine na Internet. Um projecto que tem como objectivo colocar todas as rádios locais portuguesas na Internet, com um dispêndio monetário mínimo com o equipamento necessário e com as emissões online.
Muitos portugueses saíram da sua terra natal na esperança de obter uma vida melhor. Alguns criaram laços fortes com o país de acolhimento e não pensam em regressar definitivamente, mas tentam sempre manter algum contacto com a sua terra de origem. Daí a importância das rádios locais terem emissões online e um sítio na Internet onde os portugueses que estão espalhados pelo mundo possam saber novidades da sua terra.
Tendo em conta os custos das emissões em Onda Curta ou por satélite - até há pouco tempo a única forma das estações cobrirem o globo - a transmissão através da Internet é um “negócio da China”. Além de prestarem um verdadeiro serviço público, as emissoras locais podem ser um ponto de encontro dos emigrantes e seus descendentes com as suas raízes.
Critiquei a APR algumas vezes, é, pois, chegada a hora de lhe dar os parabéns por esta iniciativa.
O projecto ROLI é co-financiado pelo FEDER e pelo FSE, através do Programa Operacional Sociedade da Informação, e conta ainda com o apoio da FCCN - Fundação para Computação Científica Nacional.
Já existem quatro estações locais - todas da zona de Lisboa - a transmitirem através do projecto ROLI.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso as radios locais ainda são mesmo locais?
Ou ter-se-ão tornado como a imprensa escrita local que foi comprada por um grupo espanhol?

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns pelo blog que conheci-o apenas hoje, enquanto "navegava" sem destino pela internet.
Por falar em radios locais... sou um jovem com formação mas com (muito) pouca experiencia em rádio e queixo-me disso mesmo... no tempo em que colegas e amigos meus começaram a trabalhar em rádio, havia as "rádios-pirata" e inúmeras rádios locais que permitiram a grandes vozes de hoje em dia se iniciarem, no entanto hoje em dia tal não se verifica... ou so eu que procuro mal?!
Nem aqui na minha zona (Almada), em tempos sede da rádio Voz de Almada, tenho conhecimento de rádios locais... o que fará um jovem como eu que queira entrar nas "ondas do eter" pelo prazer que a rádio sempre lhe despertou e para o qual se formou ?

Desde ja o meu obrigado a quem me possa responder!

Bom fim-de-semana !

MigL
miguel_bastos@iol.pt