«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 5 de agosto de 2005

O IPAL

Enquanto os receptores de rádio digital vão, muito lentamente, entrando no nosso quotidiano, os receptores analógicos continuam a chegar em força às lojas de electrodomésticos. Alguns destes novos sintonizadores conjugam funcionalidades de outros tempos com a mais recente tecnologia.
O podcasting já conquistou algumas emissoras de rádio, que passaram a trabalhar exclusivamente com podcasts. O iPod também convenceu o mercado da alta-fidelidade, pois já existe um conjunto prévio/amplificador a válvulas para iPod.
Na secção “Sons”, da revista “DNa”, distribuída às sextas com o jornal "Diário de Notícias", é apresentado o Tivoli iPal - um pequeno rádio que faz conjunto com o iPod e o iTrip.
O iPod e um acessório - o iTrip – em conjunto, tornam-se num mini emissor de FM, cujo sinal pode ser captado pelo iPal. Ou seja, pode-se carregar o iPod com podcasts e criar, literalmente, a nossa própria estação emissora de radiodifusão sonora. Embora para um raio muito curto.
O iPal é um pequeno rádio analógico com um altifalante e, portanto, limitado na reprodução sonora, mas ligado a uma aparelhagem hi-fi torna-se num receptor de alta qualidade.
O sítio “hi-fi clube” transcreve na íntegra o artigo da revista “DNa”, além de fotografias e ligações a outros artigos sobre receptores analógicos e digitais.

Sem comentários: