«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 15 de agosto de 2005

O humor na rádio

Os dias da rádio já passaram. Pelo menos daquela rádio diversificada que existia em Portugal noutros tempos, ainda antes de existir a RTP. A rádio não desapareceu com o advento da televisão, mas teve de se ajustar a uma nova realidade. O aparecimento de novos media voltam a ameaçar a rádio, mas parece que a rádio volta a reagir e a adaptar-se. Pelo menos é o que eu espero.
O “Diário de Notícias” recorda-nos os Novos Parodiantes de Lisboa e outros programas de humor que passaram na rádio portuguesa. «Humor dos Novos Parodiantes resiste ao fim do teatro radiofónico» traz-nos um resumo da história dos Parodiantes de Lisboa e fala-nos do projecto dos Novos Parodiantes. O texto sobre os Novos Parodiantes é complementado com «Humor de norte a sul do País».
«Piadas para a História» recorda alguns programas que ainda estão na memória de portugueses com mais de trinta anos.
Os programas de humor são os últimos resistentes da era de ouro da rádio em Portugal.

3 comentários:

António Silva disse...

Algo mais pode ser lido e ouvido no endereço: http://www.aminharadio.com/humor_parodiantes.html

Anónimo disse...

A popularidade dos Parodiantes não se limitava a Portugal Continental. Ela estendia-se às colónias.

Antes da independência de Angola, por exemplo, quase todos os rádio-clubes daquela antiga colónia transmitiam diariamente uma versão local e abreviada do programa "Graça com Todos".

Cada rádio-clube (fosse ele o de Malanje, do Uíge, do Huambo, de Benguela ou de qualquer outra cidade angolana) transmitia uma versão do referido programa que era só dele, com publicidade local e até com piadas de carácter local!!!

Os Parodiantes eram imbatíveis!

Anónimo disse...

Não foram só os Parodiantes de Lisboa que alegraram a rádio em Portugal. Justiça seja feita à Voz dos Ridiculos,no Porto, pelo papel que desempenharam e desempenham na rádio em Portugal.