«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

A rádio ganhou (alguns) ouvintes

O Bareme Rádio da Marktest disponibilizou as audiências radiofónicas do terceiro trimestre de 2006, mostrando que a rádio recuperou 13 mil ouvintes em relação ao mesmo período de 2005. Mas ainda está muito longe de recuperar os 307 mil que perdeu no primeiro trimestre de 2006. No entanto, o terceiro trimestre (Julho, Agosto e Setembro) é sempre um período de reduzido consumo radiofónico, já que este é o período de férias para a maioria dos portugueses.
De destacar apenas que a Rádio Renascença (RR) subiu em relação ao período homólogo de 2005, invertendo assim a tendência dos últimos tempos, mas esta subida não tem uma relação directa com a remodelação que a RR sofreu há pouco tempo. O Rádio Clube (RCP) – que reformulará o seu formato em Novembro - continua em queda com menos 25% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) do que no mesmo período do ano transacto.
Ficam aqui as AAV do terceiro trimestre de 2006:
RFM - 13,7%
Rádio Renascença - 10,1%
Rádio Comercial - 6,9%
Cidade FM - 4,8%
Antena 1 - 4,7%
TSF - 4,4%
Rádio Clube - 2,4%
Mega FM – 1,5%
Antena 2 – 0,7%

5 comentários:

Anónimo disse...

só um comentário. Como é que alguém que diz perceber de rádio e gostar da dita, diz que as audiências da rádio se fazem por períodos homólogos. As audiências são conquistadas, ou perdidas, trimestre a trimestre. Nunca vi ninguém dizer que a televisão X perdeu audiência em relação à semanna Y do ano anterior.
É que isto já irrita tanta gente a falar de rádio, e pelos vistos a única coisa que percebem é como é que se mudam as pilhas do trasistor lá de casa.

Anónimo disse...

O jornal 24 horas pediu a CARLOS PINTO COELHO,JÚLIO ISIDRO,JOSÉ CARLOS MALATO,JAIME FERNANDES,OLGA CARDOSO e JOSÉ CARLOS ARAUJO para elegerem os 10 melhores animadores da rádio cá do burgo.
No final deu isto:

1º ANTÓNIO SÉRGIO
2º PEDRO RIBEIRO
3º JOÃO CHAVES
4º LUIS FILIPE BARROS
5º ANA LAMY
6º ANTÓNIO MACEDO
7º DINA ISABEL
8º NUNO MARKL
9º ANTÓNIO SALA
10º RAFAEL CORREIA

...Mas entre os citados há quem fale em ALEXANDRINA GUERREIRO(TFS) ..que me parece que é técnica...de EMILIA PINTO - directora da CENTRAL FM... de um CARLOS FERREIRA da DIANA FM...de FERNANDO ALVES e CARLOS VAZ MARQUES (TSF) que são jornalistas... de um MÁRIO AUGUSTO tb da TSF...que não sei se existe...

E para vcs quem são os 10 maiores animadores de Portugal?

Jorge Guimarães Silva disse...

Ao "anonymous" das 2:46 só posso responder que não sei se o pessoal da Marktest - que é quem faz os estudos das audiências - gosta de rádio ou não. Já a comparação tem de ser com os períodos homólogos do ano transacto. Escutar a rádio "X" ou "Y" em Fevereiro não é a mesma coisa que a escutar em Agosto (isto até parece uma verdade de La Palisse).

Jorge Guimarães Silva disse...

Agradeço ao "Anonymous" das 6:07 PM. Já que raramente leio o "24 Horas" (e ao fim-de-semana não leio mesmo). Mas posso dizer que a Alexandrina é sonorizadora na TSF, o Carlos Vaz Marques e o Fernando Alves são jornalistas na TSF e o Mário Augusto é colaborador na TSF, fazendo o programa de cinema. Os outros mencionados não conheço. Para mim é um pouco difícil escolher os dez melhores animadores radiofónicos de portugal, mas em primeiro lugar está o computador, que trabalha em dezenas de estações radiofónicas portuguesas, em muitos casos é ele o animador das 24h de emissão.

SoNosCredita disse...

acredito que a rádio será sempre uma opção...

agora, de quanto mais gente for essa mesma opção, melhor!