«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 12 de novembro de 2006

Rádios Regionais

As emissoras radiofónicas em Frequência Modulada, em Portugal, têm alvará de cobertura local, regional e nacional. No entanto há diversas emissoras locais que usam o termo “regional”. Por exemplo, a Rádio Regional de Arouca e a Rádio Regional Sanjoanense são rádios locais que usam o termo “regional” na sua designação. É uma realidade que servem uma região mais vasta do que a localidade onde tem sede.
Recentemente apareceu uma nova emissora regional: a Rádio Regional Centro, uma associação de três emissoras locais. Uma curiosidade: a Rádio Regional Centro tem como lema «Música 100% em português». Este é um contraste enorme com a Rádio Regional Norte que praticamente só passa música de origem estrangeira - denominam-se como a rádio mais jovem. Esta emissora, pelos vistos, deixou de estar online, pois a ligação http://www.radioregional.com.pt/ já não funciona.
Curiosamente, aos olhos da lei apenas duas emissoras são regionais: o Rádio Clube (regional Sul), cujas frequências foram inicialmente da Correio da Manhã Rádio, e a TSF-Rádio Notícias (regional Norte), que ocupa as frequências originalmente atribuídas à Rádio Press.
Seria interessante que o governo revisse a distribuição das emissoras: locais, com menos potência; regionais (podiam ser de cobertura de áreas metropolitanas, distritos, etc.), pois a área Norte / Sul não serve para nada, nem faz sentido, pois, com a aquisição de emissoras locais por parte das detentoras do alvará regional, já não existem rádios regionais, mas sim nacionais; e, claro, nacionais, com cobertura de Portugal continental e ilhas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Apenas um esclarecimento:
A rádio regional do centro não apareceu agora, já tem mais de 17 anos e sempre com essa marca.
A rádio é de Condeixa,onde tem estúdios e emissor, mas todo o marketing deixa a entender que é de Coimbra. Curiosamente deve ser a rádio que tem a maior diversidade de entidades religiosas na sua programação,são umas a seguir às outras(5-8h e 21.30-02h...)É assim que se ganha dinheiro e ainda se pode acrecentar programas de meia duzias de videntes. Mas também tem porgramas de debate, entrevistas e alguns noticiários. Com apens 4 jornalistas/animadores e com mais de uma dezena de vendedores é um grande sucesso economico.
As outras duas rádios desse grupo, que se auto- intutula Media centro, são a Botareu e Soberania de Águeda. Curiosamante, a lei da rádio, proibide a posse de mais do que 25% numa segunda rádio no mesmo concelho...mas a AACS deixou.
O mentor dessa organização, é Lino vinhal, também director de vários jornais na zona.
Recorde-se que esse empresário vendeu à Media Capital, via Nobre Guedes( para contornar a lei da rádio, que proibide mais de 5 alvarás...) as actuais Best Rock de Cantanhede, Clube de coimbra e clube de figueiró dos Vinhos...

Anónimo disse...

O Sr. Nobre Guedes é um especialista nesse tipo de acções. É lamentável que essas coisas continuem a acontecer... pior, com a conivência da AACS.
RC

Anónimo disse...

OH RC , TEM RAZÃO..A AACS ASSINA SEMPRE DE CRUZ, COMO POR EX.

HÁ RÁDIOS QUE NÃO TEM PROGRAMAÇÃO PROPRIA HÁ ANOS, MAS CHEGA LÁ UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO OU TRANSMISSÃO DE ALVARÁ E ELES ACREDITAM EM TUDO O QUE NEGOCIANTE DIZ.NINGUEM VAI AO TERRENO.

POR ISSO É QUE A MCR TEM 40 EMISSORAS, QUANDO SÓ DEVIA TER 5

Anónimo disse...

A radio regional norte deixa a meu ver muito a desejar! Tras-os-Montes merece mais! Ainda tenho esperança que a CidadeFm lá chegue!