«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 25 de novembro de 2006

RCP: Espero para ouvir

Quase todos os jornais nacionais falaram dos 75 anos do Rádio Clube Português (RCP). "Jornal de Notícias", "Diário de Notícias", "Público", "Jornal de Negócios", "Diário Económico", "Correio da Manhã" e "24 Horas" (não tem sítio na Internet), apresentaram reportagens sobre o RCP, assim como os meios electrónicos Diário Digital, Agência Financeira e Meios & Publicidade (registo necessário). De uma forma ou de outra evocaram uma estação que desapareceu em 1975 (ver texto de 25 de Outubro). Muito se escreveu, também, sobre o futuro da Rádio Clube (a tal emissora que diz que é o RCP). Tudo muito baseado na conferência de imprensa dada pelo seu director, Luís Osório (ver comunicado de imprensa)
Olhando para o futuro, o Rádio Clube promete 20 a 25 convidados no programa da manhã (07h – 10h) e cinco horas de emissões próprias (entre as 12h e as 17h) no Porto, Vila Real, Braga, Coimbra e Aveiro. O número de convidados parece-me francamente exagerado, porque três horas são um tempo limitado para ouvir tanta gente. Presumo que a Rádio Clube convide especialistas nas diversas matérias, porque se forem cidadãos comuns e anónimos a falarem sobre os assuntos do dia, então até se arranjam 50 ou mais. Quanto às cinco horas de emissão local, não serão transmitidas através da rede nacional do Rádio Clube, não chegando as emissões de Vila Real ou Porto, por exemplo, nem a Lisboa, nem às outras terras fora do alcance do emissor local. Já agora, por curiosidade, a Lei da Rádio obriga a 8 horas de emissão local e não apenas 5.
Parafraseando Luís Osório (está escrito em quase todos os jornais), o Rádio Clube vai ser uma estação generalista de informação, que pretende discutir a liderança das audiências em todos os horários sem, no entanto, fazer concorrência à TSF, Renascença ou Antena 1. Mas afinal em que é que ficamos? Se vai ser uma rádio com informação, então vai fazer concorrências às outras três estações de certeza, se vai ser generalista vai ser a mesma coisa. Isto é mesmo conversa de treinador de futebol com "o lugar a arder": “a outra equipa é favorita, mas vamos entrar para ganhar”. E no “fim do jogo” diz: “perdemos, mas fomos melhores em campo”. Somos um país de “rodriguinhos”, nunca vamos directos ao assunto, nunca tomamos posições de confronto (vulgo ”agarrar o touro pelos cornos”), nem assuminos responsabilidades e depois, quando as coisas correm mal, queixamo-nos de tudo e de todos, culpabilizando os imponderáveis e “sacudindo a água do capote”. Se as audiências não forem as esperadas, quero ouvir as desculpas esfarrapadas que serão dadas. Seria muito mais interessante que o director do Rádio Clube assumisse que está no mercado para vencer, retirando ouvintes (para subir nas audiências só pode ser assim) às outras estações.
Em Janeiro de 2007 começa o novo Rádio Clube. Desejo-lhe muitas felicidades e que seja realmente uma emissora diferente, mas espero para ouvir porque tenho as minhas dúvidas.

P.S. 1 – Luís Osório afirmou que o jornalista do programa da manhã "Será uma figura de referência no jornalismo", após uma primeira análise, o personagem que melhor encaixa neste perfil é Sena Santos. Será ele?
Act. 28/11 - Afinal não é Sena Santos.

P.S. 2 - A propósito dos 75 anos do RCP, Rogério Santos escreveu um texto interessante que resume a história daquela estação.

P.S. 3 – Além do Indústrias Culturais, os blogues NetFM, Rádio e Jornalismo, A Minha Rádio e Blogouve-se também têm textos sobre o assunto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas onde é que soube que não era o Sena Santos? conte-mos tudo p.f.

é o joão adelino faria da sic?

iTeixeira disse...

o nome do jornal é "Público" e não "O Público"

;)

iTeixeira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Guimarães Silva disse...

Lamento desapontar o anonymous da 11:56 AM, mas, para já, só posso dizer que não é Sena Santos. Caberá ao Luís Osório (que não conheço) divulgar o nome da tal figura.

Anónimo disse...

Caro Amigo, o 24 Horas tem sitio na internet: http://www.24horasnewspaper.com/