«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Os pretensos 75 anos do RCP

Passa uma promoção no Rádio Clube sobre os 75 anos do extinto Rádio Clube Português (RCP). Vozes (já desaparecidas) que marcaram aquela estação emissora portuguesa, e a própria rádio em Portugal, são usadas para ilustrar o que a Media Capital pretende que venha a ser a celebração de uma efeméride radiofónica. Só que o Rádio Clube Português desapareceu há 31 anos, com a nacionalização das emissoras radiofónicas portuguesas.
O Rádio Clube Português teve um tempo que terminou a 2 de Dezembro de 1975. Foi absorvido pela, na altura, recentemente criada RDP e mais tarde as suas frequências foram o suporte da “Rádio Comercial”, hoje também nas mãos da Media Capital. No início da década de 1990 a família Botelho Moniz (na altura detentora do nome RCP) tentou, através de uma parceria com algumas emissoras, incluindo a Rádio Nova do Porto, relançar a mítica estação, sem sucesso. Há pouco mais de três anos o nome reapareceu, já que a Media Capital adquiriu os direitos de usar o nome Rádio Clube Português à família Botelho Moniz. Só que foi sol de pouca dura. Uma remodelação na estrutura da emissora teve efeitos na designação do RCP, que passou a ser simplesmente Rádio Clube. Ou seja O RCP ressuscitou mais vezes do que todas as figuras bíblicas. E parece que assim vai continuar.
De referir que mesmo com a designação RCP, numa tentativa de colagem à extinta emissora de Botelho Moniz e na conquista dos ouvintes que ainda se lembravam daquela emissora, nunca a Media Capital teve grande sucesso, pois não inovou (o que era um emblema do antigo RCP), mas copiou formatos, numa tentativa de aliciar o auditório da Rádio Renascença. As audiências mostraram que entre escutar a Rádio Renascença e uma cópia, os ouvintes preferiram o original. Concordo, portanto, com o António Silva de “A Minha Rádio”: «o actual Rádio Clube está a milhas de distância do nome ao qual pretende colar-se».

1 comentário:

Anónimo disse...

bom dia.é normal k nc s consiga imitar o k foi um gd modelo.mas nao se pode eskecer k markou uma epoca mt diferente da altura.qq aproximacao k se keira fazer nc sairá uma imitação.simplesmente se ker apostar em mais informação. E uma aproximacao nao significa "colagem". É a minha opiniao sincera.
Bom resto de dia