«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Rádio e Internet

A Internet tem-se mostrado uma forte aliada da rádio. A provar isso mesmo está o estudo Netpanel, da Marktest. Entre Janeiro e Setembro de 2006, metade dos internautas portugueses visitaram sítios de rádios nacionais, sendo a TSF-Rádio Notícias a emissora preferida daqueles que optam por escutar rádio pela Internet.
Segundo a Marktest, o foi o sítio tsf.sapo.pt que recebeu maior número de visitantes, com 692 mil utilizadores únicos. O cotonete.clix.pt foi o segundo mais visitado, por 589 mil utilizadores únicos, seguido do cidadefm.clix.pt, com 400 mil utilizadores únicos.
Uma análise ao perfil dos internautas que visitam estes sítios mostra que «64.6% deles são homens, 56.8% têm entre 15 e 34 anos, 33.2% pertencem às classes sociais alta e média alta e 46.8% residem nas regiões da Grande Lisboa ou do Litoral Norte.
Os jovens entre os 15 e os 24 anos são os que apresentam maior afinidade com os sites de rádios nacionais, pois estão aí mais representados do que na média do universo
».

Sem comentários: