«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

A Antena 2 em directo

Ontem, a Antena 2 transmitiu um concerto do “Duo Contracello” em directo desde o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto. Esta emissora prestou, mais uma vez, um verdadeiro serviço público de radiodifusão, pois divulga a música portuguesa que normalmente está arredada das outras emissoras. Como estive no concerto, não podia escutar a transmissão da Antena 2, mas registei-a em D.A.T..
No campo técnico, a transmissão estava boa. Os instrumentos foram bem captados*, assim como a ambiência da sala. Claro que uma emissão em Frequência Modulada tem limitações, pois tem inerente um ruído de fundo perfeitamente audível nos momentos de silêncio, além do espectro áudio estar limitado a uma gama de frequências entre os 30 Hz e os 15 000 Hz. Além disso, as limitações de algum equipamento utilizado nas emissoras reduzem a escala de frequências (uma emissora FM transmite entre os 50Hz e os 12500 Hz).
A emissão em Digital Audio Broadcasting (DAB), que não escutei, está menos sujeita a interferências, mas está limitada, também, ao equipamento usado. A emissão foi enviada desde o Palácio da Bolsa para os estúdios da RDP por linha telefónica RDIS, via satélite, em estéreo, com uma codificação de 128 kb**.
A qualidade da emissão, em FM, da Antena 2 é boa, e penso que com o equipamento utilizado seria difícil fazer melhor.
O “Duo Contracello” brilhou e apresentou um trecho – incluído no novo CD – de Carlos Azevedo, um compositor português, demonstrando, assim, que o que é nacional é tão bom ou melhor do que o que se faz lá por fora.


* Na captação dos instrumentos, foram utilizados dois microfones AKG C 414 (o meu microfone de referência).
** Em termos de comparação o CD áudio tem um bitrate de 256 kb e a emissão radiofónica digital só é superior à de FM a partir dos 160 kb. No entanto a codificação utilizada pela esmagadora maioria das emissoras em DAB utiliza apenas 128 kb.

1 comentário:

Zé "Prisas" Amaral disse...

É só pra dizer que volta e meia vimos por aqui. As razões que nos prendem, para além de haver alguns de nós que gostm de Rádio, é o excelente trabalho que tem feito na divulgação da dita, Jorge.
Os nossos cumprimentos. Mesmo que enclausurados.