«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 19 de novembro de 2006

A comunicação social no Porto

Há um texto interessante no blogue Travessias Digitais sobre a Comunicação Social no Porto. É um facto que na imprensa a área metropolitana do porto tem vindo a ficar cada vez mais afastada das páginas dos principais jornais nacionais. O Porto (cidade) já não tem rádios locais controladas por empresas com sede no Porto: a Rádio Festival e a Rádio Nova – as únicas que têm estúdios e emissão 24 horas por dia do Porto - são controladas pela empresa Música no Coração, que tem sede em Lisboa. As restantes são simples retransmissores de estações da capital.
No entanto, foi referenciado no Travessias Digitais, num comentário de João Paulo Meneses, um caso importante na radiodifusão nortenha: Antena 1, Rádio Renascença e TSF-Rádio Notícias têm períodos de emissão em que os noticiários são editados desde os estúdios da Invicta.
Estas três emissoras são as que mais importância dão aos blocos noticiosos. O Rádio Cube (RCP) vai reformatar o seu modelo de emissão, passando a ser uma estação de notícias, do género de TSF. Falta saber se haverá noticiários editados desde os estúdios do Porto do RCP.

7 comentários:

Luis Bonixe disse...

Mas a questão é saber o que é que os ouvintes do Porto e a "comunidade portuense" ganha com o facto dos noticiários serem editados a partir do Porto. Há, por essa razão, mais espaço para informações sobre a cidade, o concelho ou mesmo o distrito ?!! Não me parece.

SoNosCredita disse...

deverá haver, porque o mesmo modelo vai ser adoptado em Coimbra.

e, mesmo antes disso, o RCP Coimbra já tinha jornalistas a informar em directo.


;)

Anónimo disse...

O sr bonixe é que tem razão. são feitos no porto, mas não dão mais noticias do porto. mas pelo menos evita que os jornalistas estejam sem fazer nada

Anónimo disse...

VERGONHA! AS AUTORIDADES DEIXAM FAZER ISTO HÁ ANOS À RICA MEDIA CAPITAL E SEUS SATÉLITES E EMPRESAS TESTAS DE FERRO, SÃO MAIS DE 40 RÁDIOS A EMITIR EM VIOLAÇÃO DA LEI DA RÁDIO

RESOLVI PASSAR O FIM DE SEMANA EM COIMBRA E OUVI...O MESMO NOTICIÁRIO EM 3 ESTAÇÕES DIFERENTES:
BEST ROCK(CANTANHEDE)103 FM,
CIDADE(PENACOVA) 99.7 FM
E RÁDIO CLUBE DE COIMBRA 98.4 FM, QUE FUNCIONAM AO MOLHO NO MESMO LOCAL DE COIMBRA...PELO MENOS FOI ASSIM NO SÁBADO,NOTICIÁRIOS DA MANHÃ, DIA 18 DE NOVEMBRO...
O MESMO ALINHAMENTO COM AS MESMAS 3 NOTICIAS:
A ABERTURA COM A ABERTURA DO TUNEL DO MARQUÊS...QUE SE ESQUECEU DE DIZER QUE ERA EM LISBOA, UM CONCERTO NO CAE DA FIGUEIRA E OUTRA NOTICIA QUE REQUENTADA.

TUDO LIDO E GRAVADO E PELA MESMA JORNALISTA(QUE NÃO TEM CULPA E POR ACASÓ ATÉ SE DESENRASCA)
É ASSIM, QUE SE DÁ A VOLTA À LEI DA RÁDIO, A TAL QUE OBRIGA AS RÁDIOS LOCAIS A TEREM 3 SERVIÇOS DIÁRIOS, OBRIGATORIAMENTE COM MEIOS E PESSOAS AFECTOS À RÁDIO.

A MCR ESTÁ À VONTADE, OS REGULADORES NÃO FAZEM NADA

João Paulo Meneses disse...

Não concordo com o Luis Bonixe. Como todos sabemos (e os que não sabem acabarão por descobri-lo, mais cedo ou mais tarde...) os critérios não substantivos pesam muito. E um dos critérios não substantivos é a proximidade dos meus interesses! Esgotado paleio: somos tentados a falar mais do que conhecemos; ou seja, tendencialmente haverá mais actualidade do Porto/Norte (se é que isso mesmo não esteve presente na decisão de pôr as edições nessas redacções).

Anónimo disse...

GRANDE CAMPANHA DE MARKETING DO GENRO DA NAÇÃO, A RESPEITO DA RÁDIO EUROPA LISBOA.. POIS É! CRESCEU 300%.CERTO. QUE BOM. ESQUECEU-SE FOI DE DIZER QUE 300% É IGUAL A O,3%...ASSIM TIPO 3ª DIVISÃO DISTRITAL...SERÁ INTERESSANTE DIZEREM QUAL A PERCENTAGEM DE AUDIÊNCIA DO 1º..DO 5º... DO 10º E SÓ DEPOIS O FIM DA TABELA. JÁ VIRAM SE OS JORNAIS SÓ DESSEM A CLASSIFICAÇÃO DOS LANTERNAS VERMELHAS???? MAS ACHO QUE O FEITIÇO ATÉ SE PODE VIRAR PARA O FEITICEIRO, POIS A NOTA MOSTRAS QUE TODAS A SUAS RÁDIOS DA GRANDE LX(CAPITAL,RADAR, OXIGÉNIO,MARGINAL) TÊM MENOS DE 0.3….AINDA TEM MUITO QUE TRABALHAR ESTE GRUPO LUSOCANAL-MUSICA NO CORAÇÃO

Por Grupos de estações, o Grupo Renascença assegura 36.0% de share de audiência, com um reach semanal de 43.4% e 23.0% de audiência acumulada de véspera. As estações do Grupo Media Capital Rádio registam 32.2% de reach semanal, 16.3% de audiência acumulada de véspera e 25.3% de share de audiência. As estações do Grupo RDP registaram um reach semanal de 18.1%, com 9.4% de audiência acumulada de véspera e 12.6% de share de audiência. A TSF/Press obteve um share de 6.0%, com 4.7% de audiência acumulada de véspera e 10.5% de reach semanal.

Anónimo disse...

75 ANOS RCP... UMA RÁDIO QUE MORREU AOS 44...RENASCEU PRA AI AOS 60 NA RADIO GEST (PELA MÃO DO FILHO DO FUNDADOR) E REENCARNOU AOS 73 NOS EMISSORES DA RÁDIO NOSTALGIA/CORREIO MANHÃ. ENTRETANTO, OS ORIGINAIS EMISSORES DA RCP EMITEM A RÁDIO COMERCIAL. COMO É QUE SE PODE COMEMORAR O ANIVERSARIO DE UMA COISA QUE JÁ MORREU. PARABENS AO MORTO E LONGA VIDA AO INOVADOR RADIO CLUBE COM OU SEM PORTUGUÊS.

ENTRETANTO, FORAM CONTRATADOS VARIOS DESEMPREGADOS DO PUBLICO E TAL E QUAL...E PARECE QUE JOAO ADELINO FARIA E SENA SANTOS PODEM IR PRA SAMPAIO E PINA...

MAS GIRO ..GIRO É ANDAREM A DIZER QUE A NORTE-CENTRO VAO TER 5 HORAS LOCAIS...COMO SE A LEI NAO OBRIGASSE A 8... AINDA FALTA SABER COMO SÃO AUTORIZADAS EMISSOES DE RADIOS GENERALISTAS EM TEMATICAS E VICE-VERSA.
A MCR CONTINUA ACIMA DA LEI, BEM SEI QUE COM A AACS FAZIA O QUE QUERIA, PELOS VISTOS COM A ERC TB TEM CARTA BRANCA. PARABENS. QUE RAIO DE JORNALISTAS QUE NÓS TEMOS, COMEM TUDO O QUE LHE SOPRAM.

ALGUEM ME EXPLICA COMO PODE UMA ENTIDADE COMO A MCR DETER MAIS DE 40 ALVARÁS...SERÁ MILAGRE...VAMOS PERGUNTAR À ERC?