«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Bareme Rádio 2.º trimestre 2006

Segundo o Bareme Rádio da Marktest, relativo ao 2.º trimestre 2006, a rádio portuguesa perdeu 300 000 ouvintes face ao período homólogo de 2005. O consumo geral de rádio teve uma média de 4,6 milhões de ouvintes contra os mais de 4,9 milhões registados nos mesmos meses de 2005. No entanto, esta perda de ouvintes já tinha acontecido no 1.º trimestre deste ano, pelo que o número de ouvintes se mantém estável desde esse período.
No segundo trimestre de 2006, a Rádio Comercial - do grupo Media Capital Rádios - foi a estação que apresentou a maior subida, em comparação com o período homólogo do ano passado, atingindo uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 7,6%. Do mesmo grupo, a Cidade FM também subiu, atingindo 5,2% de AAV, mas o Rádio Clube desceu, já que só obteve 2,3% de AAV, assim como a Best Rock FM, que apenas conseguiu 0,7% de AAV.
A RFM – do grupo Renascença - mantém-se como a rádio mais ouvida pelos portugueses, com 12,7% de AAV. A Rádio Renascença continua em queda e no trimestre passado apenas obteve 9,6% de AAV. O canal jovem do grupo - a Mega FM - manteve-se nos 1,4% de AAV.
Do grupo Rádio e Televisão de Portugal, a Antena 1 apresentou 4,5% de AAV, a Antena 2 manteve-se nos 0,6% e a Antena 3 subiu para os 3,6% de AAV.
A TSF - Rádio Notícias é a quinta estação mais escutada pelos portugueses, com 4,8% de AAV. Esta estação tem a particularidade de ser uma rádio essencialmente de notícias, não sendo a música o seuprincipal suporte, enquanto todas as outras emissoras têm por base a música.
No texto de 20 de Abril podem-se comparar estes resultados com os do 1.º trimestre deste ano e no texto de 26 de Julho de 2005 com os do 2.º trimestre do ano passado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas noites, tenho uma dúvida, pode ser que me possam ajudar. Gostava de comprar um gravador portatil para realizar trabalhos de reportagem com som digital. Que produtos me aconselham? O velhinho mini-disc ou outras coisas como gravadores mp3? Muito agradecido.

Maria Fernanda Lima disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Guimarães Silva disse...

Se for para realizar trabalhos que exijam uma qualidade sonora acima da média, o Mini Disc é uma escolha acertada (é o que as emissoras utilizam) ou então aparelhos de disco rígido ou de cartões de memória flash, que permitam a ligação de um microfone externo, mas estes são caros (Tascam e outras marcas de aparelhagem "profissional" têm estes aparelhos). Os pequenos aparelhos de mp3 que se vendem nos supermercados não servem para grande coisa, pois estão limitados ao microfone que trazem incorporado.
Deixo aqui algumas sugestões (dispendiosas, muito dispendiosas, mas tudo é subjectivo):

http://www.tascam.com/Products/hdp2.html

http://www.jingle.org/marantzpmd671.htm

http://www.dolphinmusic.co.uk/page/shop/flypage/product_id/14004

http://www.zzounds.com/item--SNYPCMD1

E uma solução económica:

http://digitalaudioworks.com/DAW-11975161-B000B6IUOQ-Sony_MZ_M100_Hi_MD_Portable_Audio_Recorder.html?PHPSESSID=bc4b72757a377dd728866172f2521e6a

Uma pesquisa na Internet trará mais resultados.