«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 26 de julho de 2005

BAREME RÁDIO 2.º TRIMESTRE 2005

De acordo com o relatório "Bareme rádio" da Marktest, para o segundo trimestre de 2005, a TSF e o conjunto das estações radiofónicas do grupo RTP são as emissoras que registaram maior crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, mas o grupo Renascença continua a ser o mais escutado.
A TSF - Rádio Notícias, do grupo Lusomundo Media, atingiu os 5,8% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV)*, mais 1,1% em comparação com o período homólogo do ano passado, mas menos 0,1% em relação ao primeiro trimestre de 2005.
No que diz respeito ao grupo Rádio e Televisão de Portugal, a Antena 1 manteve os 5,2% de AAV em relação ao primeiro trimestre de 2005, e subiu 1,1% em relação ao mesmo período de 2004.
Também a Antena 2 manteve os 0,6% de AAV do trimestre anterior, e subiu 0,2% em relação ao mesmo período do ano transacto.
A Antena 3 também manteve os 3,5% de AAV do período homólogo de 2004, mas desceu 0,3% em relação ao primeiro trimestre de 2005.
A RFM continua a liderar as audiências com 13% de AAV - menos 0,5% do que no ao trimestre anterior e menos 1,5% em relação ao período homólogo de 2004.
Em segundo lugar nas audiências vem a Rádio Renascença, que continua em queda, com apenas 10,5% de AAV - desceu 0,9% em relação ao trimestre precedente, mas subiu 0,1% em relação ao mesmo período de 2004.
Ainda do grupo Renascença, a Mega FM desceu para 1,6% de AAV - menos 0,1% em relação aos primeiros três meses de 2005, mas a mesma percentagem do segundo trimestre de 2004.
Em relação às rádios do grupo Media Capital, a Rádio Comercial está no topo das preferências dos ouvintes com 6,8% de AAV - menos 0,4% em relação aos primeiros três meses de 2005, e menos 0,5% em relação ao período homólogo de 2004.
A Cidade FM continua a subir, atingiu 5,1% de AAV, mais 0,2% em relação ao trimestre anterior e mais 1,5% em relação ao segundo trimestre de 2004.
A Rádio Clube Português também subiu, atingiu 3,6% de AAV – o mesmo que no trimestre homólogo de 2004 – e mais 0,5% em relação aos primeiros três meses de 2005
A Best Rock FM ficou-se pelos 1,1% de AAV - desceu 0,5% em comparação com o mesmo período de 2004, e 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2005.
A escuta de outras estações subiu de 12,4% de AAV, no segundo trimestre de 2004, para 13,1% no período homologo de 2005.

* AAV - Audiência Acumulada de Véspera - percentagem de indivíduos que escutaram uma estação no período de um dia, independentemente do tempo despendido.

Sem comentários: