«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 31 de julho de 2005

HOJE JÁ NÃO SE PUBLICOU "O COMÉRCIO DO PORTO"

O decano da imprensa portuguesa do continente já não está hoje nas bancas. A espanhola “Prensa Ibérica”, proprietária dos jornais portugueses “O Comércio do Porto” e “A Capital”, decidiu a suspender a publicação dos títulos que detinha em Portugal.
“O Comércio do Porto” tem um historial de 151 anos. Viu nascer a rádio e acompanhou o seu desenvolvimento. Um dos seus directores, Bento Carqueja, sobrinho do fundador do jornal, foi colaborador da Invicta Rádio, na década de 1930.
“O Comércio do Porto” durante a proliferação das “rádios piratas” acompanhou de perto o fenómeno, divulgando as estações, frequências e programação, além de ter tido uma secção dedicada ao radioamadorismo.
Recentemente, António Sousa Pereira, o responsável pela secção «Memórias do Arquivo», escreveu sobre a Rádio Porto - a primeira estação de radiodifusão do Norte.
Mais artigos sobre as primeiras estações radiofónicas portuenses estavam prometidos nas páginas d’O Comércio do Porto. Espero que o mais antigo jornal português do continente volte às rotativas para que a promessa possa vir a ser cumprida.
Ontem surgiu o blogue O Comercio do Porto, onde se lê que «Num período em que deixou de haver papel para a tinta correr, os jornalistas e demais trabalhadores de O COMÉRCIO DO PORTO encontram neste espaço a via para o exterior, por forma a manter viva a alma do jornal mais antigo de Portugal continental».
Para os funcionários dos jornais “A Capital” e do “O Comércio do Porto”, onde tenho alguns amigos e ex-camaradas de trabalho, deixo um forte abraço de solidariedade.

Sem comentários: