«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 8 de julho de 2005

“SOM DA FRENTE”. LEMBRAM-SE?

O programa “Som da Frente” (1982-1993) foi um dos que marcou a rádio nos anos oitenta. Poucos eram os adolescentes que não estavam sintonizados na Frequência Modulada da “RDP - Rádio Comercial” quando António Sérgio dava os primeiros acordes do programa.
A primeira compilação de músicas em CD do “Som da Frente” saiu em 2002, com temas que passaram no programa entre 1982 e 1986. A propósito da edição da segunda colectânea, a revista “Y” - distribuída com o jornal “Público” - traz uma reportagem com António Sérgio.
Sobre o actual estado da rádio em Portugal, António Sérgio diz que «(…) aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar».
«O pensar e sentir alternativo» de António Sérgio pode ser escutado entre a meia-noite e as duas horas dos dias úteis, no programa “Hora do Lobo”, na “Best Rock FM”.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ainda é dos poucos que vai dando prazer ouvir...

Anónimo disse...

Seja lá como fôr, uma voz nunca se
esquece:)

A rádio sempre foi o prozac contra a solidão e as depressões, mas ninguem fala disso, poucos serão os "viciados" talvez....;)

Anónimo disse...

António Sergio e seu Som da Frente, das 16 às 17, fizeram-me abrir os olhos para a musica. Com ele conheci a musica da ZTT e da 4AD. Propaganda, Art of Noise, This Mortal Coil, Dead can Dance, Clan of Xymox, Cocteau Twins. Kraftwerk. Ouvia sempre o Vapor das 3 às 4, o Som da Frente das 4 às 5, e o Rock em Stock, das 5 às 6. É pá, isso é que eram tempos. Isso é que era música. Foda-se.

Anónimo disse...

Pois ,pois,aqui está mais um saudosista,não á nada a fazer......recordar tambén é viver, só isso porra pá, aquilo é que era sentir a rádio.
Bem, o Luis Filipe Barros ainda anda por cá ,assim como a Antonio Santos das-As noites longas do F.M. stéreo-Oh Pedro Lucas......fiquem bem......

machadosantos@sapo.pt

Unknown disse...

por onde anda o Antonio Sergio? que saudades do som da frente.

Anónimo disse...

Antonio Sergio na RADAR...todos os dias uteis pelas 23:00

OS DIAS QUE PASSAM E,......................... disse...

Antonio Sergio, para sempre nos nossos corações e ouvidos.
Som da frente
Deus te guarde.

Bruno Carvalho disse...

António Sérgio, o MAIOR.
Descança em Paz.

Unknown disse...

Obrigado por teres feito (grande) parte da minha adolescência.
Esta geração nunca te vai esquecer.

Vitor Correia disse...

partilho inteiramente todas as homenagens feitas aqui (and everywhere...) ao falecido antónio sérgio. dele, a minha principal referência como radialista é o som-da-frente, pois foi o programa que segui mais assiduamente. e, porque quería fazer a minha própria pequena homenagem, alguém me pode ajudar num pormenor? (porque nunca cheguei a saber...) - que música é aquela que fazía o GENÉRICO do SOM-DA-FRENTE? aquele baixo pautado...

Unknown disse...

A minha homenagem a ANTÓNIO SERGIO responsavel máximo da divulgação da alternatividade ao longo de várias épocas musicais.
Muito Obrigado António.
Vitor Correia, aos anos que me pergunto de quem era o genérico do Som da Frente,o do baixo pautado.

coisamorta disse...

o genérico original era dos xutos, chamava-se som da frente e está na primeira compilação lançada pelo saudoso António 'Lobo' Sérgio. Eu gostaria de saber era o título e autor do marcador da 2ª hora do Som da Frente, um som electrónico ?) curtinho.

Unknown disse...

Sem dúvida, um educador musical. Um dos únicos que puxava o país para a frente em termos musicais, mas a Radar em Lisboa e a Rádio Universidade de Coimbra lá vão ajudando.
Que saudades do Som da Frente