«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 20 de julho de 2005

EFEMÉRIDE: MARCONI MORREU HÁ 68 ANOS

O nome de muitos dos que contribuíram para que a rádio seja o que é hoje estão agora perdidos no passado. Porém, muitos outros alcançaram a fama que mereciam. Um deles foi Guglielmo Marconi (1874 – 1937).
Considerado por muitos o pai da rádio, Marconi ficou conhecido quando inventou um sistema prático de Telegrafia Sem Fios. Depois de, em 1895, fazer experiências durante um ano na casa onde morava, perto de Bolonha (Itália), Marconi conseguiu enviar um sinal de T.S.F. a três quilómetros de distância.
No ano seguinte ofereceu o seu invento ao Ministério dos Correios e Telégrafos Italiano, que o recusou, pois achou que não era um grande progresso em relação ao telégrafo eléctrico que transmitia as mensagens através de cabos.
Esta recusa terá sido a sorte de Marconi, pois, frustrado, rumou a Londres onde solicitou em Junho de 1896, a primeira patente de rádio do mundo e onde a sua invenção foi aproveitada pelos correios ingleses. O sistema de Telegrafia Sem Fios utilizado por Marconi foi observado de perto pelo Almirantado e pelo Ministério da Guerra inglês que descobriram, assim, a grande utilidade desta invenção para as telecomunicações militares.
Marconi foi contemplado com o Prémio Nóbel da Física em 1909, dedicando a sua vida ao desenvolvimento da T.S.F. e, mais tarde, da radiodifusão, sendo a Marconi’s Wireless Telegraph Company Ltd. uma das fundadoras da B.B.C..
Marconi visitou Portugal três vezes. Numa dessas visitas ofereceu ao representante dos aparelhos da marca “Marconi” em Portugal – João de Oliveira, proprietário da casa “Auto-Rádio, no Porto - um busto seu, como agradecimento pelos serviços prestados.

Sem comentários: