«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Antena 2 renova-se em Setembro

A Antena 2 é um canal que trabalha para uma (imensa?) minoria, transmitindo música que nenhuma outra emissora portuguesa aposta. É, por isso mesmo, um verdadeiro canal de serviço público. É, aliás, a estação que tem um público mais fiel (também por causa da especificidade da música que preenche a emissão - Clássica, Jazz, etc.).
Setembro é, por tradição, a altura do ano em que as emissoras portuguesas renovam as grelhas de programas. A Antena 2, não fugindo a esta tradição, tem a sua nova grelha com arranque marcado para 18 de Setembro.
O jornal “Diário de Notícias” traz uma reportagem, de Marina Almeida, sobre a Antena 2, em que apresenta as novidades da emissora. De salientar que os programas de autor vão ser aposta forte da estação, contrariando a tendência generalizada em Portugal de ser uma play list e um computador comandarem as emissões.

5 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Sendo eu um dos zero-vírgula-qualquer-coisinha por cento dos portugueses que ouvem a Antena 2, aguardo ansiosamente o começo da nova grelha de programas e o fim da rádio de play-list em que a transformaram durante o Verão, para meu desespero.

Estou com saudades dos programas do Joel Costa e do António Cartaxo, do Jazzé Duarte e do Manuel Jorge Veloso, da Vanda de Sá e do Rui Vieira Nery. Estes e outros autores têm demonstrado à saciedade que é possível apresentar boa música e falar de cultura sem ser chato.

Saúdo também o reaparecimento da voz, tão doce e tão simpática, da pianista Gabriela Canavilhas nas manhãs da estação. Era a voz que faltava.

Bigmac disse...

Viva a rádio quando bem trabalhada, prefiro muitas estações automáticas a algumas com autenticos candidatos a peido de palhaço que existem por aí. Só é necessário talento e inovação, a criatividade e a pesquisa comandam o resto.

Quando isso começar passa esta:

Escândalo sexual leva ministro da Justiça à demissão
Israel, 6.50am Domingo neste Agosto quente

Já não há justiça no mundo meus senhores. Qual não eminente povo condenaria uma fogachadazita numa robusta, menstruada e bem abonada fémea, como aconteceu em Israel na Disco “Hot Bubbies” testemunhado por Bigmac.
De acordo o porta voz do ministro, Haim Ramon (em inglês “atira ao presunto”) decidiu apresentar a demissão na sequência de um processo judicial por assédio sexual, prescindindo da sua imunidade parlamentar.

O alvo foi uma militar, incrível, mulher preparada com as mais avançadas técnicas bélicas mundiais de ataque e defesa. Não tivesse tido também formação militar onde passou pelos fuzileiros do feijó, teria “atira ao presunto” sido implacavelmente escortejado dos seus membros reprodutores por tão virtuosa e robusta mulher. Mas... Meus senhores o problema não reside aí, “atira ao presunto” nem ao seu nome fez juz, quedando-se, como se diz em espanhol, não só do Ministério mas tudo por um simples beijinho de 2 ou 3 segundos como ele afirma.

Tendo recebido a mais alta reprovação dos seus progenitores “atira ao choriço” terá respondido que na festa onde se encontrava no Disco Club “Hot Bubbies” no dia da ofensiva contra o Líbano, não o teriam deixado desflorar a militar devido ao facto dela ter deixado os cravos alusivos ao 25 de Abril na camarata que distante, não se quis deslocar, preferindo os beijos de Haim Ramon, naquela turbilhante esfrega de línguas que lhe teria mesmo deslocado um maxilar, motivo pela qual ela apresentou queixa.

Bigmac desgostoso pelo sucedido enviou um fax a “atira ao choriço” dizendo que o iria bloquear no msn por não cumprir os deveres obrigatórios de quem detém influência política, acusando-o mesmo de estar abaixo de Bill Clintoris, “pelo menos ele aqueceu o margalho”, e afastou-se visivelmente aborrecido.

http://bigmacportugal.blogspot.com/

Anónimo disse...

Só uma pequena correcção:
- A Antena 2 não é a única estação portuguesa a passar este género de música; na zona da Grande Lisboa existe a Class FM (apesar de ser uma rádio de playlist autêntica, playlist essa composta por uma sequência de 3 músicas clássicas e 3 músicas jazz/blues.)

Resto de bom trabalho!

Anónimo disse...

Desde a reformulação do segundo canal de televisão, que acho que seria positivo aproximar o segundo canal de rádio a esse modelo.
Esta parece ser uma tentativa.
Nomes como Paulo Alves Guerra, Ana Sousa Dias, Ricardo Saló e José Duarte são interessantes. A coisa promete.
Esperemos que rumo à fidelização de "uma imensa minoria"!
RC

Anónimo disse...

a Antena 2 podia ser a rádio alternativa ... podia ! ainda não é porque mantém um enorme receio de chocar o pequeníssimo público da música clássica. há imensa música e assunto que não cabe actualmente na rádio esteriótipada que temos. se houver um bocadinho de coragem ... por enquanto é uma rádio um bocado híbrida. programas criativos (já há alguns) poderão modificar a estação e captar os tais novos públicos. para já ... ainda não !