«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 1 de agosto de 2006

25 anos de MTV – afinal o vídeo não matou a estrela da rádio

Passa hoje um quarto de século sobre a criação da MTV. À meia noite do dia 1 de Agosto de 1981, os Buggles abriam a emissão da MTV América com Video Killed the Radio Star (O vídeo matou a estrela da rádio). Iniciava-se, então, uma revolução nos meios audiovisuais e nascia uma nova era para a música. Abriam-se novos caminhos para explorar e estes seriam desbravados pelos Vídeo-Jockeys – uma evolução do DJ radiofónico.
Os video clips (por cá chamados de telediscos) estavam para a MTV como os discos estavam para as estações radiofónicas, pelo que muita gente vaticinou que era o princípio do fim da rádio, afinal a música tinha ganho um canal privilegiado para explorar uma nova dimensão – a visual – muito mais poderosa que o som. Quantas músicas medíocres não foram salvas do esquecimento colectivo porque tinham um bom video clip?
Afinal, 25 anos depois da revolução MTV, a rádio ainda cá está, soube adaptar-se aos tempos, embora enfrente novos desafios: a Internet, os iPods e uma parafernália de equipamentos de entretenimento electrónico. Mas já não está sozinha nesta luta – a televisão também a acompanha.

Sem comentários: