«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 8 de agosto de 2006

As audiências de rádio - credíveis ou não?

Há uma controvérsia sobre as audiências da rádio portuguesa. Muito contestado, o Bareme Rádio da Marktest é o único indicador, em Portugal, das audiências de rádio. Mas poderão os indicadores apontados por este sistema estarem longe da realidade? Muitos respondem “sim” a esta pergunta, porque, na era da mobilidade (telemóvel, Internet sem fios, etc.), a Marktest ainda faz os inquéritos através do telefone fixo. Além disso, a rádio, hoje em dia, é maioritariamente escutada no carro. Quem escuta rádio no local de trabalho (outro sítio onde se escuta muita rádio*) não pode atender o telefone e responder a inquéritos, e penso que estes não são feitos à noite.
O Portable People Meter (PPM) é um sistema que permite medir as audiências com mais precisão e que a Marktest queria implementar em Portugal, mas devido ao custo o projecto está congelado. Com este sistema o Bareme Rádio de certeza que mostraria outros números.
A solução, enquanto não se implementa o PPM (se é que algum dia virá a ser implementado), seria fazer inquéritos aos condutores e a quem passa na rua, assim talvez não existisse tanta desconfiança em relação às audiências da rádio portuguesa.
O blogue O Segundo Choque tem acompanhado a implementação do PPM no mundo.

* A rádio é o único medium que permite a acumulação (ouvir rádio e ler o jornal, ou trabalhar, ou conduzir, etc).

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive a "observar" o trabalho da Marktest e a conclusão é: A Marktest perdeu entrevistados!
É fácil dizer que a Rádio perdeu ouvintes mas a realidade é outra. A Marktest está cada vez mais a ter dificuldade em realizar entrevistas telefónicas. Porquê?
Porque são feitas para telefones da rede fixa. Exacto. Aqueles que já quase ninguém atende e que quando tocam é para o tele-marketing nos bombardear.
É aqui que reside o problema da Marktest
Talvez pouca gente saiba de Vaga para Vaga a Marktest se atrasa. Esta 2ª Vaga de 2006 seis teve entrevistas já durante o mês de Julho. O estudo (Bareme) saiu atrasado.
Para reflectir...