«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 16 de março de 2006

A Rádio volta à TV Cabo

A TV Cabo voltou a distribuir o sinal áudio de emissoras radiofónicas. Já há vários anos que tinha sido abandonado a distribuição deste tipo de sinal, pelo que é de saudar esta medida. No entanto, o sinal não vai chegar a todos os clientes da TV Cabo, já que apenas podem aceder a esta nova funcionalidade os clientes que são subscritores do serviço digital - ou seja, têm de possuir uma powerbox.
Segundo Francisco Matos Chaves, director dos canais multimédia da TV Cabo, em declarações ao “Diário de Notícias”, esta funcionalidade da TV Cabo «pode vir a permitir a medição das audiências». Não sei que audiências a TV Cabo quer medir, porque só os 500.000 subscritores do serviço digital terão acesso às emissoras. Além disso, hoje em dia, a rádio escuta-se, principalmente, no carro - quem está em casa certamente só ligará a televisão para ver outros canais e não para esutar os radiofónicos. Ou seja, a escuta de rádio na televisão não terá grande impacto nas audiências das estações.
Há, no entanto, vantagens neste serviço. Uma delas é a de tornar possível, principalmente para quem não possui Internet, escutar algumas rádios locais de cidades distantes, e aceder a uma página de apresentação da emissora com texto e imagens. A qualidade áudio será, eventualmente, também superior.
Neste novo serviço da TV Cabo podem ser escutadas as Antenas 1, 2 e 3, RDP África, Rádio Clube, Rádio Capital, Rádio Comercial, Cidade FM, Best Rock FM, Oxigénio, Marginal, Radar e Rádio Europa Lisboa. Em curso estão negociações para a inclusão de novas emissoras.

1 comentário: