«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 4 de março de 2006

Rádio Científica?

A "Rádio Mais", da Amadora, deu lugar a uma nova estação: a Kiss FM. Esta emissora foi presentada como uma estação que «quer "roubar" um bocadinho de audiência a todas as outras rádios ouvidas na capital».
Em declarações ao jornal Público, Jorge Correia, responsável pelo projecto, adianta ainda que tudo foi "cientificamente" estudado, desde as play-lists de música, à sonoplastia, para fazer um produto adequado ao mercado que agora pretendem conquistar em Lisboa. "Criou-se um formato de rádio científica que agora terá de ser testado" (o sublinhado é meu).
Isto faz-me lembrar as alterações que o Pedro Tojal fez na Comercial e no RCP para “roubar” um bocadinho de audiência à RFM e à Renascença. Tudo, também, feito cientificamente. “Esmagou” a concorrência? Claro que não.
No final de contas a tal “rádio científica” é só, e apenas, mais do mesmo. Já há muitos anos que as estações mandam fazer estudos de mercado. Se o formato desse resultado já deveria existir uma emissora do género, ou os proprietários das emsissoras gostam de perder dinheiro? Se querem “roubar” um bocadinho de audiência a todas as outras rádios, então façam uma emissora diferente, porque de Play-lists de música de consumo imediato e de “papagaios” já estão os ouvintes fartos.

P.S. – Uma abordagem muito completa sobre o “fenómeno” Kiss FM pode ser lida no blogue NetFM. Também falaram no assunto o Diário Digital, o Diário Económico, o Público (que pode ler-se via Rádio Informa, já que o acesso é pago) e o Correio da Manhã (não está online).

3 comentários:

Anónimo disse...

A imaginação é algo que não existe na cabeça de quem manda nas rádios.

Anónimo disse...

A formatação faz milagres quando os vizinhos estão desformatados.
Quando não estão, é mais do mesmo.

João de Sousa

Anónimo disse...

Mais um "beijo seco e oco" de conteúdo no eter nacional.