«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 21 de março de 2006

Morreu José Ramos

Desapareceu mais uma figura da rádio portuguesa - José Ramos, uma das melhores vozes do nosso éter.
José Ramos nasceu em Angola, a 18 de Julho de 1954. Iniciou-se profissionalmente na Rádio Clube de Angola, foi professor de Ciências da Comunicação, locutor de Rádio e de Publicidade e, em televisão, era a Voz Off da SIC. Na rádio, destacou-se, entre outros, na realização e apresentação, na década de 1980, com os programas "Tempo de Fuga", "Manhãs da Comercial" e "Círculo em FM". Colaborou ainda com a Rádio Nova, do Porto.
Sendo um homem da rádio, mostra a sua faceta de escritor com "auto-retrato até à medula", que, segundo ele, não era uma autobiografia, era antes um "photomaton de retalhos da sua vida". Em 2005, lança o livro “No ar: live on paper” - segundo ele, uma descarada homenagem à forma como sempre gostou de fazer rádio: EM DIRECTO! Onde as emoções têm mais valor...
José Ramos, em Junho de 2005, no programa “Cabaret da Coxa”, na Sic Radical, afirmou que «a televisão é uma merda» e que «gostaria de voltar a trabalhar na rádio». A concretização desse desejo deu-se em Novembro de 2005, quando José Ramos regressou aos microfones da rádio, na Antena 1, com o programa "Os Reis da Rádio".
O corpo de José Ramos estará hoje em câmara ardente na Igreja de Santo Condestável, em Campo de Ourique, Lisboa. O funeral realiza-se amanhã às 15h30 no cemitério dos Olivais.

9 comentários:

Anónimo disse...

O josé ramos era uma voz. já tenho muitas dúvidas de que fosse um dos reis da rádio. basta lembrar os seus pseudo-programas na nova do porto, em que gravava as trilhas de voz e o escravo de serviço passava as músicas, como se fosse o ramos a fazer o programa. até acho que nunca lá foi. rei da rádio?

Anónimo disse...

O Zé foi o melhor entre os melhores.
Pobre de quem não aprendeu nada com ele...
Só um pequeno reparo o Zé não nasceu a 18 de Julho mas a 10 de Julho.

Anónimo disse...

Uma grande voz.

Anónimo disse...

Era a melhor voz do País e talvez da Europa e indiscutivelmente, um dos grandes "Reis da Rádio". Era ainda um contador de histórias encantador e um amigo como há poucos.
O melhor elogio é aquele que vem dos própios pares e isso está patente nos inúmeros relatos de colegas seus da rádio e da televisão.

Anónimo disse...

O zè era o melhor entre os melhores e, apesar dele o saber, nunca isso o fez desprezar os mais novos. Quem o conheceu nunca o vai esquecer

Anónimo disse...

nunca o conheci. Venceu o jogo e perdeu na última cartada. Teve o dom do "vozeirão". Sagrada voz. O resto é ele, pessoa. Não sei se foi bom tipo. Mas como profissional, lamento a sua perda. A Rádio portuguesa perdeu, indiscutivelmente, uma referência das melhores. Adeus zé.

Anónimo disse...

Mary Anne

Zé Ramos você também deixou marcas no Brasil. Além de uma bela voz. você era uma pessoa envolvente e que contagiava com sua alegria. Sentimos muito a sua falta aqui em Fortaleza, onde você se reunia na sua chácara com o grupo de samba, os mantes da música. Aonde quer que você esteja receba o nossa eterno agradecimento pelos bons momentos que você nos proporcionu.

Anónimo disse...

meu amigo..
o JOSÉ RAMOS É ÚNICO E INESQUECIDO, POR SER A MELHOR VOZ PORTUGUESA.
ALI NAO HAVIA EFEITOS NEM LOW`S NA SUA VOZ!!!
É ÚNICO.
OBRIGADO POR SERES COMO FOSTE GRANDE AMIGO ZÉ

Unknown disse...

Bom, soube agora desta noticia e estou em choque.
Eu fui colega do José Ramos na Comercial e ambos faziamos anos no mesmo dia.
Perdi um amigo e a minha maior referencia na minha vida profissional.