«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Rádios transmontanas dedicam espaço à Europa

A Cadeia de Informação Regional (CIR), que engloba várias rádios dos distritos de Bragança e Vila Real, vai passar a integrar a partir de hoje informação sobre a Europa.
A informação será distribuída por três blocos, sendo o primeiro um programa de 2 a 3 minutos a incluir no final do noticiário da CIR (2 edições diárias, às 12h30 e 18h30) e que conterá informação breve e factual de assuntos correntes, políticas e actividades europeias. Neste bloco noticioso serão privilegiadas questões que interessem aos ouvintes transmontanos (agricultura, floresta, questões regionais e transfronteiriças)
O segundo bloco noticioso será incluído no magazine CIR (sábados das 10h00 às 11h00) com duração de 5 a 10 minutos, e terá informação mais detalhada sobre temas europeus.
O terceiro bloco será o programa “Futuro da Europa”, com debates, entrevistas, esclarecimentos e sessões de perguntas / respostas com a duração de 45 / 50 minutos, a transmitir semanalmente em horário diferenciado escolhido por cada emissora. Cada programa será submetido a um tema específico: PAC, PESC, Ambiente, etc.
O primeiro programa “Futuro da Europa” será difundido no dia 08 de Janeiro, e vai contar com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, que exerceu o cargo de Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, entre 1995 e 2001. Foi, também, o representante português nas negociações dos Tratados de Amesterdão (1996-97) e de Nice (2000) e coordenou a posição portuguesa na negociação da Agenda 2000 (1997-99).
O “Futuro da Europa” é produzido pela Universidade FM, de Vila Real, sendo moderado pelo jornalista Luís Mendonça. Em estúdio também estarão António Martinho (Governador Civil de Vila Real) e José Paulo Wilson (especialista em assuntos europeus).
A Cadeia de Informação Regional (CIR) é constituída pelas rádios Universidade FM (Vila Real), Montalegre, Vinhais, Onda Livre (Macedo de Cavaleiros), Brigantia (Bragança), Terra Quente FM (Mirandela), Alfândega FM (Alfândega da Fé). Ansiães FM (Carrazeda de Ansiães) e Mirandum FM (Miranda do Douro).

3 comentários:

Anónimo disse...

bom blog...parabéns.

Anónimo disse...

porque o amor da rádio... nunca morre. ora entao um grande bem haja

Anónimo disse...

faltam as rádios em V (h) F...