«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

O Ouvidor

O termo Ouvidor parece estar na moda desde que alguns candidatos à presidência da república portuguesa referiram o termo. Como este blogue tem como endereço “ouvidor” deixo algumas definições.
Segundo o “Dicionário de Comunicação” (Editorial Campus. 2002, Rio de Janeiro), um Ouvidor é um «profissional contratado por uma organização para observar e criticar detalhes que precisem ser corrigidos. Compete ao ouvidor receber reclamações, registá-las e investigá-las, apresentar críticas e avaliar as providências tomadas para correcção das falhas, tendo em vista o aprimoramento constante e o equilíbrio da organização no ecossistema social. Atuando de forma terceirizada ou fazendo parte do quadro de empregados da organização, ele precisa ter total delegação e confiança da alta administração e dos diversos públicos envolvidos, além de manter absoluta imparcialidade em relação aos assuntos que analisa».
Ou seja, no Brasil o Ouvidor é o Provedor do Ouvinte. Mas o termo é anterior à rádio e mesmo à descoberta do Brasil. Um Ouvidor - do latim auditore - era o representante do rei numa região e era a ele que competia zelar pela jurisdição régia e superintender os oficiais da sua comarca, investigando o modo como era administrada a justiça. Na diocese de Angra do Heroísmo (Açores) ainda se chama Ouvidor ao arcipreste (delegado do Bispo com jurisdição sobre determinado número de freguesias).
Uma outra definição para Ouvidor encontrei-a no blogue “O Coiso”: «antigo instrumento em forma de funil, que os moucos aplicavam ao ouvido, com a parte mais aberta para fora e pela qual se lhes falava».
Segundo o "Dicionário de sinónimos e antónimos da língua portuguesa" (texto editores), "escutador" e "ouvinte" são sinónimos de Ouvidor.

Sem comentários: