«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Morreu o último dos Parodiantes de Lisboa

Rui Andrade - uma das gargalhadas mais famosas da rádio portuguesa - morreu ontem de manhã no Hospital de Santa Maria, com 84 anos, depois de ter sido vítima de um acidente vascular cerebral no sábado.
Os Parodiantes de Lisboa nascem a 18 de Março de 1947, pela mão de Ferro Rodrigues, Benjamim Veludo, Santos Fernando, Mário de Meneses Santos, Mário Ceia, Manuel Puga, José Andrade e Rui Andrade.
O nome “Parodiantes de Lisboa” surge a propósito da companhia teatral "Os Comediantes de Lisboa", de António Lopes Ribeiro e de Francisco Ribeiro (Ribeirinho), que actuava no Teatro da Trindade em Lisboa.
A primeira emissora a receber os Parodiantes foi a Rádio Peninsular. Todas as terças-feiras, às 20 horas, ia para o ar o programa “Parada da Paródia". Por aqui haviam ainda de passar gente famosa da rádio como Mary, Pouzal Domingues, Diamantino Faria e Pedro Moutinho, entre outros. Ninguém era remunerado pois, naquela altura, a publicidade estava proibida na rádio.
Com o passar do tempo, e já com permissão para comercializar o programa, os Parodiantes de Lisboa começaram a lançar novos programas, foi assim que nasceu o "Graça com Todos", no Rádio Clube Português e que se manteria até 1997, data em que Rui Andrade extinguiu os Parodiantes de Lisboa. Este programa chegou a ser transmitido, simultaneamente, em Lisboa, Porto, Madeira, Angola, Moçambique e em muitas estações estrangeiras destinadas aos emigrantes.
Rui Andrade foi considerado pela imprensa brasileira o melhor escritor europeu de humor. Extractos dos programas dos Parodiantes de Lisboa podem ser escutados no sítio Clássicos da Rádio.

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Caro reporter, vá a esta página: OS PARODIANTES DE LISBOA, do sítio A Minha Rádio.

Jorge Guimarães Silva disse...

Obrigado ao Denudado pela sugestão