«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

As rádios universitárias

O jornal “Diário de Notícias” tem um artigo bastante interessante sobre as rádios universitárias. No entanto, só são focadas as estações hertzianas (Coimbra, Minho, Algarve e Marão), ficando de fora as que emitem online (como a RIIST, por exemplo).
As emissoras académicas têm tradição em Portugal. Data de 1933 o primeiro projecto da Universidade de Coimbra: a “Emissora Universitária de Coimbra”.
Mas a radiodifusão académica não se limitou ao ensino superior. Na década de 1940, o liceu Pedro Nunes, em Lisboa, teve uma emissora em Onda Média que transmitia umas horas por dia. Nos anos cinquenta foi criada a Rádio Universidade, cujos programas eram feitos nos estúdios radiofónicos do Centro Universitário de Lisboa da Mocidade Portuguesa, e emitidos através dos emissores de "Lisboa 2" da Emissora Nacional.
Na década de 1980, nasceram vários projectos universitários, mas que acabariam por desaparecer, como a Rádio Universidade do Tejo ou a Rádio Universitária do Porto.

2 comentários:

João Paulo Meneses disse...

Seria interessante referir que desde que foi criada uma lei específica para as rádios universitárias - numa formaulção legal muito interessante, próxima das rádios de comunidade e de serviço público, que as dispensa de concurso público - apenas o Algarve se mostrou interessado. O Porto e Lisboa não têm rádios universitárias, apesar da enorme comunidade estudantil.

Fernando Ribeiro disse...

É verdade que o Porto não tem nenhuma rádio universitária, mas é possível ouvir a Rádio Universitária do Minho em condições bastante satisfatórias em algumas zonas da cidade. A RUM é, de uma forma geral, uma boa rádio universitária, que pode e deve servir de exemplo a ser seguido pelas restantes.

Quanto à extinta Rádio Universidade Tejo, que era uma rádio pirata que transmitia a partir do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, ela pouco mais era do que uma cópia da Rádio Comercial da altura. Limitava-se a passar os êxitos musicais que eram então editados e pouco mais. Não entendo, portanto, os elogios que lhe são feitos. A sua virtude pode ter sido o lançamento de alguns nomes que acabaram por se afirmar no panorama radiofónico da capital.

Denudado

http://amateriadotempo.blogspot.com
(blog ainda em afinação)