«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 1 de janeiro de 2006

69 anos de emissões regulares da RR

A primeira ideia de uma emissora católica começa a 29 de Março de 1931, quando o padre Magalhães Costa escreve um artigo no Jornal “Diário do Minho” intitulado «A Radiofonia e os Católicos em Portugal», voltando ao assunto a 19 de Fevereiro de 1932, com o artigo «Aí, Valentes Católicos! “T.S.F.”». No entanto, o impacto destes dois textos foi muito reduzido.
No ano seguinte a ideia de uma emissora católica ganha força, com um texto de opinião na revista “Renascença” da autoria de Zuzarte de Mendonça: «T.S.F. – Para um posto emissor ao serviço dos católicos». É aqui que nasce o nome “Rádio Renascença”.
A ideia começa a tomar forma e nos números seguintes da revista Monsenhor Lopes da Cruz manteve uma campanha de recolha de fundos para a consolidação da Rádio Renascença de que ia dando conta através de artigos publicados na revista “Renascença”. Em Junho de 1936 arrancaram as emissões experimentais da RR e no dia 1 de Janeiro de 1937, a Rádio Renascença – Emissora Católica Portuguesa passou a emitir regularmente em Onda Média.

Sem comentários: