«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

No estúdio, já não no estádio

A RR e a TSF fizeram o relato do jogo Finlândia - Portugal desde os estúdios e o mesmo já tinha sucedido no Dinamarca - Portugal. Apenas a Antena 1 relatou desde o Estádio Olímpico de Helsínquia. Esta situação aconteceu porque as federações dinamarquesa e finlandesa exigem que os relatos sejam pagos (não sei o montante, mas deve ser elevado).
Relatar os jogos pela televisão tem inconvenientes para quem relata, pois as repetições, os grandes planos do público, etc., impedem o relator de seguir as jogadas. Outro inconveniente, e este para os ouvintes, é o atraso com que a imagem chega ao televisor: dois segundos (no caso da Sport tv o atraso é maior) acrescentem a isto mais um segundo de atraso na emissão radiofónica que chega aos receptores dos ouvintes e temos um desfasamento de 3, 4 ou mais segundos. Como a Antena 1 relatava directamente do estádio, era notória a diferença temporal. Outro inconveniente é o som de fundo característico de um estádio desportivo (o “bruá), que, por ser uma gravação, nada tinha a ver com o que se passava em campo, o que artificializou a emissão.
O Blogouve-se também chama a atenção para os relatos feitos desde o estúdio e aponta para o facto de que «qualquer rádio o pode fazer! Em Barcelos ou em Almodovar, um relatador e um comentador farão globalmente o mesmo que RR e TSF. E para estas duas rádios isso não é nada bom».
Compreende-se que RR e TSF não queiram deixar de fazer os relatos dos Jogos de Portugal na esperança que os seus ouvintes não mudem de estação, mas, se calhar, a estratégia de relatar pela televisão provoca, precisamente, a perda de ouvintes. A Antena 1 é uma rádio de serviço público, pelo que tem obrigação de fazer os relatos dos jogos de Portugal (quer tenha de pagar pelos relatos ou não), as outras podem fazer emissões alternativas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente cobrar por relatos é incrível.

Anónimo disse...

Durante o Mundial de Futebol A RDP Internacional ficou impedida de transmitir o relato da Antena 1 dos jogos de Portugal devido a direitos de transmissão em paises terceiros. Nos USA era ridiculo ver A Radio Globo em 97,3 FM a retransmitir a Antena 1 via Internet enquanto a RDP i (embora sem culpa) passava música.