«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Memória da rádio desvanecida

No jornal “Público”, Adelino Gomes assina uma notícia sobre o estúdio do Rádio Clube Português a partir do qual se fez, há 32 anos, o primeiro comunicado dos militares revoltosos que na madrugada do dia 25 de Abril abriram as portas da liberdade em Portugal.
O estúdio está a ser desmantelado e desapareceu um microfone. Fernando Alves, no seu apontamento diário na TSF, os “Sinais”, fez eco do artigo de Adelino Gomes.
Depois de tão brilhantes palavras tudo o que eu possa escrever sobre o assunto é redundante.

1 comentário:

Anónimo disse...

As estórias que se contam - só para rir:

1 - O Estúdio onde foi lida a senha do 25 de Abril, não existe na sua configuração inicial desde 1982, momento em que o estúdio foi remodelado para a OM da Rádio Comercial, ou seja, todo o mobiliário (verde) desapareceu e deu lugar a um novo em cor preto. A única coisa que restou foi a configuração das paredes dos estúdios e os painéis acústicos.

2 - Quanto ao microfone, mais hilariante ainda, pois em 1982 o microfone que existia nesse estúdio era um Senneiser 447 e não o AKG (em forma de quadrado), utilizado então por João Paulo Diniz.

3 - Como é possível jornalistas tão credenciados enveredarem por uma escrita tão criativa.