«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

A música na rádio - II

Fala-se muito da música portuguesa na rádio, no entanto, o conceito de “música portuguesa” pode ser entendido apenas como o Fado, o Folclore e Música Tradicional. Outros géneros, como Rock, Pop, Música de Câmara, Blues, House, Reggae, Jazz, Techno, etc., não foram inventados por portugueses. Os artistas nacionais apenas mimetizam estes (e outros) géneros musicais.
Por exemplo, o Marco Paulo cantou (canta) em português sucessos da música ligeira alemã, os UHF tocam rock, um género musical que nasceu nos Estados Unidos. O Hip-Hop, o género musical do grupo Da Weasel, também tem origem Americana. Portanto, no lugar de se falar de música portuguesa devia-se falar de artistas portugueses.
As quotas de música portuguesa na rádio geraram polémica entre artistas, operadores de radiodifusão e ouvintes. Na verdade, pouco ou nada adiantou a nova Lei da Rádio para o promoção dos artistas nacionais ou para o fomento do meio radiofónico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo!

A lei está mal formulada: é mais lógico existir quotas de música (ou artistas) estrangeira(os) do que da NOSSA música (nossos artistas).

Não é normal (penso eu) um povo rejeitar de forma tão afincada aquilo que é das suas raízes e que partilha diariamente (a língua).

tarzanboy disse...

Acho que devia ser dada primazia à divulgação da música cantada em português, independentemente da questão da origem musical. Isto não é sinónimo de rejeição do cantar em inglês por parte de artistas portugueses...

Anónimo disse...

Não me incomoda a música de portugueses cantada em inglês ou a música de inspiração anglo-sáxonica. Contudo, agrada-me muito mais ouvir uns Gaiteiros de Lisboa do que uns Xutos, GNR, Pólo Norte ou outros "popstars" nacionais.

Se a maioria das rádios se está a borrifar para a música feita por portugueses, penso que a Antena 1 devia ter mais cuidado com a filtragem de faz das várias músicas portuguesas que passa. Devia passar mais música de raíz portuguesa (Gaiteiros, Brigada Vitor Jara, Galandum Galandaina, etc)... mesmo baralhando-a com os nossos "popstars".

O provedor vai opinar nestes dois programas que se seguem... vamos ver. Vou escrever-lhe, façam o mesmo. Vamos fazer pressão.