«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Mundial 2006: 150 mil euros pelos jogos de Portugal

As emissoras que queiram transmitir os relatos dos jogos de Portugal no próximo campeonato do mundo na Alemanha terão de desembolsar € 150 000. As estações portuguesas interessadas (TSF, RR e RDP) esperam que a Infront - a empresa detentora dos direitos - acabe por descer os preços, pois 150 mil euros é um montante elevado, mas principalmente para a TSF e para a RR - que são privadas - e que vivem exclusivamente de publicidade. E, acrescidos aos direitos, há os custos de toda a logística inerente a uma operação como a transmissão de relatos de um mundial de futebol.
A RDP, além dos jogos de Portugal, também quer transmitir os jogos do Brasil e de Angola, pelo que estarão envolvidas a Antena 1 e a RDP África, pelo menos. Ou seja, a despesa aqui é multiplicada por três (ou seis se a Antena 1 e a RDP África tiverem de pagar direitos separados). Vê-se que nesta estação dinheiro não é problema (já está pago por todos nós).
Já agora, pior que as rádios portuguesas estão as espanholas: A Infront quer 600 mil euros de cada canal, mas os espanhóis também são quatro vezes mais (e ganham mais, e têm um nivel de vida melhor, etc., etc., etc.).

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Parece-me uma lógica no mínimo bizarra a ideia de que "coitadinhas das privadas" por causa de 30 mil e que 60 ou 90 mil para a pública é fácil.
Deixa a entender que a RTP esbanja dinheiro se o fizer mas as privadas é que ficam num aperto.

Pois digo-lhe que há aqui 2 erros:
Em primeiro lugar, precisamente pela sua vertente de serviço público, para chegar aos jogos do Brasil e de Angola, a RDP (RTP) terá nesse pressuposto de gastar 3 vezes mais. Logo, é pior, sai mais caro que para as privadas.

Depois, isso de ser facil é um absurdo. Porque se a RDP/RTP o fizer, como o dinheiro não estica, para o fazer, vai ter de tirar dinheiro de outras acções e eventos, comprometendo outras operações possíveis.

No final, pergunto-lhe se sabe o que permite a uma estação privada a cobertura de um mundial de futebol, principalmente com a mobilização que este país tem pela sua selecção, ie, com muitos anunciantes a investirem imenso para rentabilizar as suas marcas a propósito do campeonato do mundo.
Se uma radio privada como a RR ou a TSF não facturar 3 vezes ou mais de anunciantes do que esses 30 mil contos que teria de pagar, então mal seria.

A RDP não factura um tostão. Custeia a sua operação. É essa a regra do jogo e a diferença. A RDP não ganha nada com o mundial (e não é suposto ganhar mais nada a não ser audiência e servir o auditório). As privadas vão poder fazer dinheiro com o Mundial.
E bom dinheiro.

Jorge Guimarães Silva disse...

Meu caro “Anónimo (a?)”
A questão é mesmo a que refere: para se transmitir os jogos do Brasil e de Angola (os Jogos de Portugal são indiscutíveis) a RDP tem de cortar noutras despesas. Entendo que até pelas comunidades oriundas do Brasil e Angola e que vivem cá, poderia ser interessante transmitir os jogos, mas se estes não tivessem de ser pagos. Trezentos mil euros (que poderão ser seiscentos mil) é muito dinheiro para um momento de crise como este que o país atravessa, e penso que os dinheiros públicos deveriam ser melhor empregues na RDP.
Já quanto às privadas, não sei se vão fazer bom dinheiro (a tal crise), mas se é rentável ou não pouco importa para o ouvinte, já que não é o dinheiro dos seus (nossos) impostos que está em causa.

Anónimo disse...

Best regards from NY!
Free ringtone for lg verizon phone Gay com chat lesbian big tits small pussy Yahoo groups huge boobs Debt negotitation big tits bird Big boobs round masses tits big whoppers thumbnail pics of huge fat titties Adult latina movies Asian ts videos saab westchester brunette nipples big boobs teens woman breasts tits Anal white thong enormous big tits Money management debt reduction Renault megane second hand