«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

A Foxx FM

Tenho escutado, esporadicamente, a "Foxx FM - a nova estação da Media Capital - que, no Porto, ocupa a antiga frequência da Cidade FM (107.2 MHz). Nesta sintonia ouve-se uma mistura de músicas dos anos 70/80/90 do século passado - dentro dos géneros Soul, Funk e Hip-Hop - separadas por slogans da estação.
A Paula Cordeiro já se referiu a esta emissora no seu blogue e estou de acordo com ela: «A rádio “foxx fundo musical” é perfeita para ouvir na sala de espera do médico ou do cabeleireiro, por pessoas com mais de quarenta anos(...)» Ou seja, até agora, a Foxx FM não trouxe nada de novo.

8 comentários:

Sérgio Bastos disse...

Será uma Marginal parte II?

Anónimo disse...

De acordo com o texto.Mais uma para o "monte". Novidade,inovação é igual a zero.Continuamos a ouvir os "velhinhos" misturados com os "novinhos" sem apelo nem agrado.Quem autoriza uma coisa destas? Quem ouve? Exactamente nesses locias...enfim

Anónimo disse...

Penso que o problema não reside em passar musica antiga. Não a vamos pôr de parte pelo facto de a considerarmos "antiga". Antes pelo contrario, ha muito /boa musica/ contemporanea, dentro dos referidos generos, que nao chega perto dos calcanhares da "antiga" que passa nesta rádio. Um caso para dizer, "já nao se faz musica como antigamente...". Mas ja estariamos a entrar noutro topico discutivel.
Já para nao dizer que gostos sao gostos, e há quem goste do tipo de musica que se faz passar na FOXX. É o meu caso... Só hoje sintonizei nesta radio, por mero acaso, e fiquei impressionado com o que ouvi durante cerca de meia hora em que me mantive em frequencia. Ouvi o que provavelmente pensei nao ouvir em radios portuguesas.
Mas é como eu digo, é uma questao de gosto pessoal. Só acho que é bem melhor do que ouvir 50Cent(o rapper da treta...SERA QUE PODEMOS CHAMAR RAPPER?!?!) ou Rihanna, por exemplo...
Bem, cumprimentos a comunidade blog*continuem o bom trabalho

Anónimo disse...

bem, sou um amante de R&B. Especialmente old school. Pois actualmente sao poucos os artistas que destacam-se.
A foxx fm na minha opiniao está um pouco morta no que diz respeito a este estilo.
Mas está no bom caminho para a black music. Pois nao conheço nenhuma rádio que passe as musicas que eles passam.
Porém continuo a achar que podiam passar melhor.

Anónimo disse...

Meus amigos, gostos não se discutem, como se diz há muito. Se forem pessoas de bom senso percebem isso e percebem também que uma rádio destas faz falta. Tem uma qualidade acima da média e é, neste momento, a única rádio que consigo sintonizar e ouvir sem me aborrecer. Se ela ceder a pressões da maioria vai acabar por ser destruída. Esta rádio tem tudo o que eu podia pedir. Não tem publicidade espalhafatosa, pseudo-comentadores, boletins noticiosos bombásticos nem nenhum desses atributos que enervam o mais santo dos mortais. A rádio e a televisão portuguesas em geral atingiram hoje em dia níveis perfeitamente incomportáveis de emissão de lixo (ex.: novelas até às 01:30 na TVI, telejornais do fantástico - o vizinho do Zé que cortou um braço -, e do repetitivo - incêndios, casas pias, selecções -, publicidade de 20-30 mins... enfim, tanta coisa bem conhecida que não vale a pena dizer mais). Tudo isto para dizer que a Foxx é uma enorme lufada de ar fresco e paz de espírito... um oásis que espero que se mantenha por muitos e longos anos (outra característica que não há em Portugal; e tome-se como exemplo programas estrangeiros que estão no ar desde os anos 50 do séc. XX!). Só assim poderão captar e fidelizar uma audiência sólida.

Anónimo disse...

Inovação igual a zero??? COmo podem dizer isso da única rádio portuguesa que combina n estilos de musica ? desde antigo ao contemporâneo, passando por reggae, drum'n bass, jazz entre outros...e eu gosto de uma rádio que passe musica, e nao 20h em cada 24h a ouvir meia dúzia de "cromos" a fazer os seus comentários e a mandar as suas piadinhas!!

Anónimo disse...

E O QUE ACONTECEU Á FOXX??...
Agora passa a Romantica fm..................

Anónimo disse...

A mudança da Foxx pela Romântica foi aquilo que a MCR fez melhor... à excepção da parca cobertura dos 107,2Mhz.