«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Um fórum radiofónico sem moderador*

A LBC – uma estação de Londres – vai iniciar um fórum sem moderador – os ouvintes ligam e vão para o ar sem passarem pelos canais habituais (telefonista, produtor, moderador). Uma rádio universitária de Nova Iorque utiliza o formato há algum tempo com sucesso.
A versão do Fórum (Triple M) sem apresentador vai para o ar no domingo, entre as 10 e a 1 da madrugada, e poderá ser escutado no sítio da LBC.

*Via NetFM

2 comentários:

Anónimo disse...

Segui o anúncio do Jorge Guimarães e ouvi alguns minutos da emissão da LBC (por volta das 3 da manhã) e pareceu-me realmente uma lufada de ar fresco. Nada que a rádio espanhola, não faça já, desde há anos.
No momento em que acedi ao site da LBC, intervinha um cidadão irlandês (que, segundo disse, vive 8 meses do ano em Londres e outros três na Irlanda) a questionar o ângulo de ataque da LBC à actualidade.
Por mais que o apresentador da LBC explicasse que tinham chegado à conclusão de que as pessoas estavam fartas de ouvir conversas sérias sobre os assuntos dos noticiários do dia nas emissões nocturnas da rádio, o irlandês não se conformava, chegando mesmo a questionar o apresentador sobre a sua qualificação para conduzir a emissão. Este, simplesmente, disse:
"Não tenho nenhuma" - com esta franqueza, anulando completamente a insinuação do ouvinte de que só jornalistas deveriam conduzir aquele tipo de emissões.
Ou seja, a LBC recupera a figura do locutor (os ingleses chamam-lhe 'presenters')com bagagem de sobra para conduzir uma emissão em que se pode falar, simultaneamente, de tudo e de coisa nenhuma e, sobretudo, sem aquele irritante bordão do "muito rapidamente"...

Jorge Guimarães Silva disse...

Muito obrigado pelo contributo aqui deixado, pois eu não tive hipótese de escutar a LBC e tinha curiosidade em saber como se tinha desenrolado.