«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Experiências com sistema HD Rádio no Brasil

O sistema de radiodifusão digital HD Radio (ex-IBOC) já está há bastante tempo implementado nos Estados Unidos, local onde foi desenvolvido, mas esta tecnologia americana já está a ser exportada.
A Rádio Clube FM - uma emissora de S.Paulo, Brasil - deu inicio à transmissão em HD Radio em Fevereiro deste ano. Segundo aquela estação, a rápida evolução dos sistemas de radiodifusão digitais mostrava que era necessário «actualizar tecnologicamente a emissora Clube FM e adquirir a experiência necessária neste tipo de operação».
Na escolha do sistema HD Radio pesou o facto de este permitir a transmissão simultânea de sinais analógicos e digitais. O ouvinte recebe os dois sinais da emissora na mesma frequência, mas um não interfere no outro.
Os responsáveis técnicos da Rádio Clube FM afirmam que o HD Rádio é fundamental para a transição entre as tecnologias analógica e digital, pois uma das vantagens que este sistema permite é a de possibilitar a recepção analócia (neste caso em FM) em simultâneo com o digital, e isto favorece as classes sociais mais baixas, que têm dificuldades em adquirir um aparelho receptor digital, considerando o seu custo.
Devido à ainda fraca procura (e, certamente, oferta) de receptores digitais no Brasil, a Rádio Clube FM importou 25 receptores HD Radio para automóveis da Panasonic, que distribuiu pelo seu pessoal, para análise da qualidade da recepção, e espera vir a adquirir outros trinta.

3 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

(...)a Rádio Clube FM importou 25 receptores HD Radio para automóveis da Panasonic, que distribuiu pelo seu pessoal, para análise da qualidade da recepção, e espera vir a adquirir outros trinta.

Há alguns anos, ouvi uma entrevista com o director da RDP da altura, José Manuel Nunes (ah, que saudades do seu programa "Página 1", dos inícios da década de 70!), que versava sobre o sistema digital DAB, em que a RDP tinha investido uma soma avultadíssima. Perguntado sobre quantos receptores de DAB existiam em Portugal, José Manuel Nunes respondeu: «Que eu saiba, só há dois. Um, tem-no o senhor ministro; o outro, tenho-o eu»!!!

Será que os caríssimos emissores de DAB da RDP ainda estão a transmitir... para as moscas?

Jorge Guimarães Silva disse...

Não sei quantos receptores DAB se terão vendido em Portugal, mas não devem ser muitos, até porque a oferta é escassa (tanto de emissões em DAB como de receptores DAB) e os receptores caros - pelo menos para o português médio.

blogger disse...

a hd radio no brasil, parece muito mais um sistema de concentração
de comunicaçã, é muito caro para padrões brasileiros os pequenos radiodifusores ficarão de fora