«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Restrições legais das Rádios On-line

Desde Abril que em Inglaterra as emissoras que transmitem na Internet têm regras que impedem a difusão de música para fora do Reino Unido. Isto é devido aos direitos de autor que restringem as transmissões musicais via web à Inglaterra. Isto porque há software que permite converter o streaming das emissoras em ficheiros mp3.
Se esta medida se alargar ao resto do mundo (desconheço se vigoram medidas idênticas noutros países) os programas musicais poderão vir a ser restringidos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Então é melhor calar as rádios. É possivel ligar um rádio ao computador e converter as músicas da mesma forma para mp3, ainda para mais na Inglaterra em que o DAB está bem presente com grande qualidade de recepção.

Anónimo disse...

qualquer stream é passível de ser gravado na máquina, inclusive o real audio.

às vezes faltam-me mesmo as palavras perante a estupidez e pequenez que nos governa

Anónimo disse...

O objectivo não me parece nada estúpido. O meio é talvez não seja o melhor. Agora... se pagamos direitos de autor para emitir dentro dos nossos países, porque é que não havemos de pagar para emitir lá fora?? Se a net nos dá essa possibilidade...
RC

Individuo disse...

E os direitos de autor são pagos ao autor? Ou a algum intermediário obscuro?