«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Sobre o "Clube de Jornalistas" de ontem na 2:

O programa de ontem do "Clube de Jornalistas" (CJ) focou, principalmente, o futuro do Rádio Clube (RCP). Luis Osório - director do RCP - confirmou que a figura de primeiro plano contratada para o RCP era João Adelino Faria (ex-SIC Notícias) e será o pivô da informação do RCP no período da manhã. Luis Osório revelou também que já está contratado outro jornalista de primeiro plano para o período da noite, mas não quis revelar quem é.
O programa começou com uma pequena viagem ao antigo Rádio Clube Português, fundado por Jorge Botelho Moniz há 75 anos. Claro que a "colagem" a este nome por parte da Media Capital, tem mais a ver com a tentativa de captar ouvintes de uma geração que ainda se recorda da emissora, do que fazer uma rádio à altura do antigo RCP.
Em estúdio estiveram, além de Luis Osório, José Fragoso, director da TSF e João Barreiros, director da Antena 1. José Fragoso ouviu elogios de Luis Osório à TSF - e pareceu consensual que a TSF é a referência do jornalismo radiofónico em Portugal - enquanto que João Barreiros afirmou que a Antena 1 não é herdeira da Emissora Nacional (ou, como recordou Ribeiro Cardoso, a Maçadora Nacional), pois não é uma rádio do Estado, mas sim uma rádio de serviço público, que está ao serviço dos portugueses e não do Estado português - ou seja, não é controlada pelo governo. Se o é ou não...

3 comentários:

Anónimo disse...

Dizer que a TSF é a referência do jornalismo radiofónico em Portugal, não pode deixar de ser caricato, ou então vem de alguém que não houve a TSF.
Eu ouço a TSF das 9 às 19H todos os dias, e convenhamos chega a ser confrangedor.
A nivel de blocos noticiosos, parece que a TSF só teve dinheiro para comprar 3-4 noticias e de 30 em 30 minutos massacram, sem terem no minimo a preocupação de mudar a redacção da noticia.
Tem programas bons e de referência sim: o Forum TSF, a Bancada Central, As 2 por 3, mas a nivel noticioso a TSF é uma sombra do que foi. Não se pode dizer que seja uma Radio Jornal, quanto muito é uma Talk Radio.

Jorge Guimarães Silva disse...

Gostaria de dizer ao anonymous das 8:35 que trabalho na TSF (sou operador áudio, no Porto), conforme está explicito no meu «Guia Etico e Técnico do A Rádio em Portugal» (pode ser lido em http://radio.no.sapo.pt/get.htm). E, já agora, não fui eu que durante o programa se fartou de fazer elogios À TSF. Foi o Luis Osório.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Das duas, uma: ou o anonymous gosta de informação "confrangedora", ou então não consegue fazer o seu receptor mudar de estação.

Nota que retive das declarações do Luís Osório: a ambição de querer fazer do RCP, em 2 anos, a rádio referência, «a rádio de influência dos portugueses».

RC