«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Mais um golpe no DAB

As inovações tecnológicas sucedem-se a um ritmo nunca antes visto. Se por um lado é bom, por outro corre-se o risco de uma tecnologia acabada de implementar se tornar obsoleta rapidamente. Este parece ser o caso do Digital Audio Broadcasting (DAB).
Desta vez foi a Suécia que decidiu terminar com as experiências radiofónicas em DAB. Apesar de o governo sueco ter gasto centenas de milhões de coroas na rede DAB, o governo recentemente eleito decidiu não investir mais nesta tecnologia (que muitos especialistas consideram obsoleta), dado que o preço de um receptor DAB ainda é elevado, mesmo para o nível de vida sueco, o que não contribui para que o DAB ganhe ouvintes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jorge. É a primeira vez que faço um comentário no seu blogue, que sigo diariamente como apaixonada pela rádio que sou e como jornalista. Parabéns desde já. Mas este assunto do DAB obriga-me a fazer um comentário. Se os suecos o dizem, quem somos nós para os contrariar? Pelos lados da Marechal Gomes da Costa é que parece que é difícil ver o (negro)futuro do DAB. Pior do que errar é não reconhecer o erro. E continuar a insistir nele. A RDP devia falar mais com esses senhores suecos e abrir horizontes.

Anónimo disse...

Mas quem diz à senhora que a RDP vai continuar a apostar no DAB?

Com a excepçao da Inglaterra e provavelmente da Dinamarca, o DAB é chao que deu uvas. E nao vingará no modelo em que apareceu. Agora isso nao é propriamente um fiasco. É sinal de evoluçao de tecnologia.
Em Portugal como em toda a Europa, o futuro será digital. E nao é preciso nenhuma varinha de condao para perceber que nao é via DAB. Basta perbecer o que aconteceu ao Forum DAB. Para quem perceber...