«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Ondas agitadas na Antena 2

Segundo o jornal "Correio da Manhã", Jorge Rodrigues - responsável pelo programa Ritornello, da Antena 2 - afirmou que foi proibido de convidar artistas para o seu programa. Rui Pêgo, director da estação, nega esta afirmação.
Segundo o radialista, no dia seguinte a um programa onde entrevistou o Secretário de Estado da Cultura - Mário Vieira de Carvalho - foi chamado à direcção da estação onde lhe terão dito que a entrevista era «má e servil» e informaram-no que «estava expressamente proibido de convidar qualquer artista ou intelectual português [pelo programa passaram, por exemplo, Paula Rego, José Saramago e Maria João Pires], ficando isentas as grandes estrelas internacionais».
Rui Pêgo confirma a reunião, mas disse que o que interessa à Antena 2, naquele horário, ao final da tarde (18h00), é um programa de divulgação musical e não de entrevistas. No entanto, o director da Antena 2 disse ainda que «as entrevistas podem continuar a ser feitas por ele e difundidas, mas noutros programas da estação».

5 comentários:

Anónimo disse...

Já é o segundo, uma vez que Judite Lima (também da velha guarda mas menos mediática) foi igualmente proibida de fazer entrevistas no seu La Folia. Em relação ao argumento do horário, cai por terra quando se ouvem entrevistas na hora que foi comida ao Ritornello. Ainda hoje ouvi uma entrevista conduzida por Andrea Lupi, da nova guarda, no espaço 19-20h00. Serão jornalísticas, estas entrevistas? É que segundo o que soube, as entrevistas de Jorge Rodrigues foram vetadas por não serem "jornalísticas". Estranhos critérios o desta direcção.

Anónimo disse...

Escandaloso, a ser verdade! O Ritornello de Jorge Rodrigues deve ser, actualmente, o único programa de grande nível da Antena 2. Onde no mundo já se viu a direcção de uma rádio perseguir despudoradamente o seu único programa com mais de dez anos de emissão e com maior taxa de audiências?...
Deviam ter vergonha!

Anónimo disse...

Por acaso, só por acaso, alguém acha que não diz respeito à direcção de uma estação de radio determinar o que ela deve transmitir? Pode-se estar de acordo ou em desacordo mas esta da petição é uma coisa, no mínimo, sindicalista.
O contrário da ideia que é a direcção que orienta o que pretende para a sua rádio é absurda.

Pelo que li nos jornais (C.Manhã em particular), a direcção nao impediu Jorge Rodrigues de fazer entrevistas, apenas não as quer naquele horário.

Até ganhava mais a Antena 2 em ter em outros espaços as tão importantes entrevistas, não?

O pressuposto de que cada um faz o que quer nas suas emissões é uma coisa do século passado. Cada profissional deve dar o melhor de si, guiado pelas ideias e directrizes dos seus superiores. Se cada um faz o que quer, dá balbúrdia.

Das duas, uma. Ou a direcção muda o horário do programa e lhe permite continuar a fazer entrevistas num novo painel horário ou então o Jorge Rodrigues vai gravaria as suas entrevistas e a Antena 2 transmite-as em outros horários. A menos que o contrato do Jorge diga que ele apenas pode falar naquele horário actual. Se assim for, isso sim é um absurdo. As programações hoje têm de ser flexíveis e nenhum programa é mais importante que a rádio onde é apresentado.
Seja qual for a solução parece-me que há aqui um grande equívoco. Pelo que eu li a notícia do Correio da Manhã ( que abaixo copio), o director da estação não o proibiu de fazer entrevistas. Então de onde surgiu esta onda?
Para defender que haja entrevistas naquele horário ou que haja entrevistas, ponto?
É que do que aqui vem escrito à proibição de entrevistar portugueses vai uma grande diferença.


Notícia do CM:
O radialista e autor entrevistou o secretário de Estado da Cultura, mas “a direcção da estação considerou má e servil a entrevista que fiz, terça-feira, a Mário Vieira de Carvalho”, afirma Jorge Rodrigues. “No dia a seguir à entrevista fui chamado à direcção para me informarem que estava expressamente proibido de convidar qualquer artista ou intelectual português [pelo programa passaram, por exemplo, Paula Rego, José Saramago e Maria João Pires], ficando isentas as grandes estrelas internacionais.”

Rui Pêgo confirma a reunião com o autor de ‘Ritornello’. “Combinámos que o que interessa à Antena 2 é, naquele horário de fim de tarde, ter um programa de divulgação musical e não de entrevistas. Aliás, as entrevistas podem continuar a ser feitas por ele e difundidas, mas noutros programas da estação”, salientou o director da estação.

Unknown disse...

De facto, só mentalidades mesquinhas poderiam querer alterar a estrutura de um programa que é exemplar, a todos os níveis. Um programa com mais de dez anos, com a maior audiência da RDP2. Um programa que é um exemplo do que é a arte, a música, as palavras, e como tos estes elementos se inter-relacionam. Todos nós os ouvientes fieis do Ritornello ficamos mais pobres e, agora, sem qualquer apetência para os finais de tarde com música. Para ouvirmos música seleccionada com critérios que não os até agora seguidos, prefiro escolher o meu CD o ligar à Mezzo.

Anónimo disse...

Sou um ouvinte fiel e assíduo da Antena 2. A Antena 2 era um dos melhores exemplos de qualidade em Portugal: pela música e outros programas dedicados à literatura, ciência, actualidade política, religião, filosofia, artes plásticas, etc. PORQUE É QUE A ESTÃO A DESTRUIR? Por favor, não destruam a Antena 2. Por favor NÃO DEIXEM DESTRUIR A ANTENA 2: MOBILIZEM-SE, ORGANIZEM-SE. Falem com os vossos amigos.Lutem pela Cultura em Portugal.