«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

A rádio no centenário de Fernando Lopes-Graça

Domingo, dia 17, passaram 100 anos sobre o nascimento de um dos maiores vultos da música portuguesa: Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Na revista “6ª”, distribuída com o jornal “Diário de Notícias”, pode ler-se que «se Fernando Pessoa é o nosso maior vulto poético do século XX, então outro Fernando (este!) o é também, mas na música». E assim é.
A Antena 2 lançou, na passada terça-feira, uma caixa com 10 CDs “Centenário Fernando Lopes-Graça (1906-1994)” com peças do compositor retiradas do arquivo da RDP. A caixa contém, ainda, um documentário de António Cartaxo e uma entrevista radiofónica feita em 1957, por Igrejas Caeiro.
O Ministério da Cultura criou um sítio para comemorar o centenário de Fernando Lopes-Graça, com uma web radio onde se podem escutar obras deste grande vulto da música portuguesa.

Sem comentários: